Com a reconstrução de sede em Díli
Académica cumpre promessa 
a Xanana


A Académica de Coimbra vai construir uma sede para a sua congénere de Dili, cumprindo uma promessa efectuada a Xanana Gusmão durante a sua visita a Portugal, revelou o presidente daquele clube português.
"É um investimento grande para a Académica, mas o que não há em dinheiro sobra-nos em imaginação", afirmou Campos Coroa, acrescentando que o líder timorense Xanana Gusmão "tem consciência das limitações financeiras" do clube.
No início de Outubro, numa reunião onde estiveram presentes os presidentes dos "três grandes" e da "Briosa", Xanana Gusmão solicitou ajuda para a reconstrução da sede da Académica de Dili, um pedido que imediatamente teve o acolhimento de Campos Coroa.
Logo em Dezembro, um representante da Académica deslocou-se a Timor e contactou Xanana Gusmão. Falou-lhe do projecto para a sede e o presidente do CNRT ficou encarregue de disponibilizar um terreno.
"Estamos na fase de ultimação do projecto arquitectónico, que inclui uma sede social, um pequeno pavilhão gimnodesportivo e instalações que poderão servir para salas de aula", contou o presidente dos "estudantes" à Lusa.
Segundo o dirigente, brevemente deverá deslocar-se a Dili uma comitiva academista "para verificar, in loco, o espaço que o CNRT arranjou para a sede", estando incluído no grupo o presidente-adjunto da "Briosa", António Augusto, que jogou com Xanana Gusmão na Académica de Dili quando cumpria serviço militar.

"Vendemos os tijolos"

Para ajudar a sua filial de Dili, a Académica de Coimbra contactou vários empresários da construção civil e recebeu apoio de alguns empresários de Coimbra, Algarve e Lisboa, que disponibilizaram materiais para a obra.
No entanto, coloca-se o problema do envio, uma vez que "é mais barato adquirir os materiais na Austrália do que transportá-los, porque têm um grande peso e ocupam muitos metros cúbicos".
Mas o obstáculo é pequeno para a "imaginação" dos responsáveis do clube de Coimbra: "As empresas não dão dinheiro, só material. Por isso, vendemos os tijolos e mandamos o dinheiro", realçou Campos Coroa.
...



 

 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda