...


Em causa a transmissão do Benfica-Sporting
TVI, RTP e Sporting 
apresentam queixas


A TVI Televisão Independente vai avançar com uma queixa-crime contra os dirigentes do Benfica "implicados no crime de desobediência à ordem emanada pela Alta Autoridade para a Comunicação Social".
Um comunicado, assinado pelo director-geral da estação, José Eduardo Moniz, acrescenta ainda que a SIC também será alvo de uma queixa junto da Direcção Geral de Concorrência e Preços.
Aqui, a acusação é de "prática concertada com o Benfica visando a restrição nos circuitos de distribuição do produto televisivo".
"A TVI não pode aceitar que situações vividas na Luz (Benfica-Sporting da Taça de Portugal) passem impunes num estado de direito. A actividade jornalística em geral e televisiva em especial estão sujeitas a regras objectivas e não vulgares leis da selva", pode ler-se no comunicado.
A indemnização pelos "danos causados pelo comportamento discriminatório (...) no estádio da Luz" também é pedida pela TVI, que garante ir levar o caso até às ultimas consequências".

RTP contra SIC e Benfica

A RTP apresentou queixa contra a SIC e dirigentes do Benfica, pelo que considera "graves atropelos à lei, totalmente inadmissíveis num Estado de Direito", ocorridos com os acontecimentos que rodearam o Benfica-Sporting para a Taça de Portugal em futebol.
Em comunicado, o conselho de administração da RTP manifesta "profundo repúdio pelo inqualificável atentado ao direito à informação praticado por dirigentes do SLB, ao não permitirem a entrada no Estádio da Luz dos meios técnicos da RTP e de outros canais de televisão (...)".
Por outro lado, reprova o "comportamento da SIC", que "em proveito próprio" foi "conivente com essa actuação, infringindo os mais elementares princípios éticos e deontológicos a que se encontram obrigados todos os órgãos de comunicação social".


Sporting quer ser ressarcido...

O Sporting vai fazer "tudo o que estiver ao seu alcance" para que se "verifique o justo ressarcimento" face ao prejuízos originados com a não transmissão do Benfica-Sporting da Taça de Portugal.
A SAD pretende ainda que o "comportamento da direcção" do Benfica seja "sancionado", já que além de ter infringido normas "é condenável do ponto de vista de ética do relacionamento entre as partes interessadas(...)".
Em comunicado, a SAD leonina sustenta que o Sporting "se viu privado de receber as contrapartidas financeiras de uma transmissão televisiva que podia e devia ter-se processado com observância das regras aplicáveis".
Condena o Sporting que a SIC tenha ocupado uma "parte substancial" do Jornal da Noite, "anormalmente longo", com imagens do jogo, "o que na prática acabou por permitir o visionamento sem que as partes interessadas tivessem chegado a acordo quanto à transmissão (...)".

 

... e Benfica surpreende-se

O Benfica entretanto afirmou-se "surpreendido" com aquilo que chama de "especulação" na imprensa e rádio de Quinta-feira, "gerada à volta da cobertura jornalística" do Benfica-Sporting para a Taça efectuada por vários canais de televisão.
Um comunicado da direcção do clube sustenta que "se pretende imputar responsabilidades ao SLB" e que se "insinua", em alguns casos "com total despudor" que o Benfica "é responsável pela forma como os referidos canais noticiaram o jogo".
O Benfica diz que "todos os órgãos de comunicação social tiveram acesso, nos termos regulamentares, ao estádio (...)" e que não é "responsável pela forma e tratamento jornalístico (...) efectuado antes, durante e depois do jogo".
Por isso, não se sente responsável pela violação de "qualquer regulamento federativo, nem tão pouco qualquer lei ou regulamento de que natureza for, incluindo sobre o direito à informação".
Para o Benfica, "todos efectuaram livremente o trabalho, tendo todos eles produzido e transmitido as reportagens que entenderam convenientes e nos termos e formas que acharam mais adequados".
O Benfica entende ainda que a SIC estava obrigada por contrato a "efectuar a produção do jogo" da Luz dos oitavos-de-final da Taça de Portugal para os "encarnados". A direcção de Vale Azevedo defende uma vez mais a posição de que pertencia ao Benfica, por ser proprietário do recinto, "a autorização de recolha de imagens". Nem a FPF nem o Sporting contestaram essa "obrigação contratual", nem tão pouco "a proibiram". Nesse contexto, o Benfica pede para "não ser envolvido em polémicas artificiais, que mais não visam que criar audiências informativas ou manipular a opinião pública".

 

                        Primeira Página   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda