Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda







DN estuda cidades
Covilhã sem qualidade

A Covilhã obteve nota negativa, 41%, no estudo sobre a qualidade de vida das cidades portuguesas, feito pelo jornal Diário de Notícias (DN). Os dados resultam de uma cooperação com docentes do ISCTE, baseada em números do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 1997. Nenhuma das 32 cidades observadas, capitais de distrito e cidades com mais de 20 mil habitantes, "oferece boas condições para que os seus cidadãos tenham boa qualidade de vida", constata o DN.
No universo abordado, de onde não fazem parte Lisboa ou Porto, a Covilhã é colocada entre as piores, na 25ª posição. Segundo o estudo, as maiores qualidades da cidade são a Segurança Social (7º lugar), a Segurança (também em 7º lugar) e a Cultura (12º lugar).
Na qualificação cultural são contabilizados três indicadores: bibliotecas, museus e cinemas. O dado mais alarmante refere-se à Demografia. O crescimento demográfico entre 1981/91 é negativo (-0,4%), o que significa que a população covilhanense tende a diminuir e regista um claro envelhecimento.
No que diz respeito a outros indicadores, o município situa-se entre os 10 piores: Infra-estruturas e Saneamento, Habitação (preços de compra e aluguer elevados), Emprego (nível dos salários praticados e oportunidades), Mobilidade e Acessibilidade (a 5ª cidade mais mal servida), Comércio e Serviços, Poder de Compra (média per capita), Desporto (equipamentos gimnodesportivos, piscinas e campos de jogos) e Comunicações (imprensa e rádios regionais e telecomunicações). Quanto à Educação, classifica-se em 15º lugar, Saúde, 18º , e Ambiente, 19º lugar.

Guarda em segundo

Para além de Coimbra, a melhor das cidades (54%), só a Guarda obteve classificação positiva (53%).
A Guarda regista a melhor classificação na Segurança Social e no Comércio e Serviços, a segunda melhor na Saúde, tem a melhor actividade teatral. No entanto é pior classificada do que a Covilhã na Cultura (13º). Os guardenses estão bem servidos de piscinas, campos de jogos e circuitos de manutenção, assim como de Infra-estruturas e Saneamento e Habitação.
Mais abaixo, na 13ª posição, está Castelo Branco, com 45 pontos percentuais.
A capital de distrito destaca-se pela positiva na Segurança Social, nas Infra-estruturas, nas estradas e ferrovias e na Educação. Na Saúde, Habitação, Ambiente e Cultura é a pior da região. Os albicastrenses têm muito pouca oferta de Comércio e Serviços. Pior situação só em Évora.

Raquel Fragata



 

 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda