Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

Ainda este semestre
 Instituto de Artes do Espectáculo na Covilhã

Durante o primeiro semestre deste ano, a sede do Instituto de Artes do Espectáculo (IAE) poderá mudar-se para a cidade da Covilhã. Neste momento, o IAE encontra-se sediado em Lisboa. Em último caso, ficará representado na cidade serrana com uma delegação. Novidade adiantada por Nuno Miguel Henriques, um dos directores do Instituto. Duas das apostas do Instituto serão as acções de formação e a captação de "privados" para investirem no teatro.
Este responsável revelou ainda o seu desagrado relativamente à actual situação do teatro no Interior. Afirmando que algumas das companhias apenas fazem teatro para as "elites". Em alternativa propõe que os seus repertórios sejam adaptados a diferentes públicos.

Exposição no Museu da Guarda mostra cultura judaica
 Um tributo à história, à paz e à diferença

A história da Guarda está profundamente marcada pela presença judaica, que contribuiu decisivamente para a construção da identidade da cidade e da região. Foi com a intenção de prestar tributo a este lado da sua história, que o Museu e a Câmara Municipal da Guarda, em parceria, organizaram uma exposição que guia o público através dos séculos de presença judaica na cidade.
Patente até Setembro, esta mostra exibe documentação vária, obras valiosas, gravuras, peças do quotidiano, objectos raros de culto, a par de imagens alusivas à Idade Média e à Inquisição, permitindo uma compreensão mais profunda da história da Guarda.
Esta exposição mostra ainda que, a par de muitos motivos de orgulho, a história da cidade também guardou momentos difíceis que agora, séculos depois, ajudam a apelar à tolerância, à paz e ao direito à diferença.

Flautas e desenhos no Paço da Cultura
Guarda soma e segue

A comemoração dos 800 anos da Guarda continua a promover os mais variados eventos culturais na cidade.  No Paço da Cultura da Guarda está patente até 29 de Fevereiro uma exposição de desenhos de José Vilhena intitulada "Crónica de uma Revolução". Natural de Freixedas, concelho de Pinhel, José Vilhena publicou várias revistas com desenhos humorísticos, nomeadamente "O Fala Barato", "Gaiola Aberta" e "O Moralista".

Também no Paço da Cultura, temos"Flautas do Mundo", um atelier que começou nesta segunda-feira, 14, e decorre até sexta, 18, orientado por Armin Pircher. Destinado a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, este atelier irá contemplar a história e explicação dos vários tipos de flautas, maneiras de tocá-las, a construção de uma flauta transversal simples e exercícios musicais.

PJ investiga furto de arte sacra
 Centro e Oeste a saque

Quadros de arte sacra do século XVI e XVII e mobiliário religioso no valor de 50 mil contos foram furtados da ermida da Quinta da Piedade, em Alenquer. O roubo ocorreu na última semana e as peças continuam por localizar.
A Polícia Judiciária está a investigar o caso e, segundo um agente que opera na região, "o Oeste continua a ser visado nos furtos a locais de culto, principalmente em zonas não habitadas diariamente como é o caso da quinta".
A investigação da Judiciária abrange, para além da região Oeste, o distrito de Santarém, onde estão a ser furtadas, além de imagens, peças em pedra que têm desaparecido e se suspeita estarem a ser levadas para o estrangeiro.

Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda