Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 




20ª Jornada  Académica 
de Coimbra/
Sporting da Covilhã 
1-1

Estádio Municipal de Coimbra, 06-02-00

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Auxiliares: Arlindo Santos e José Rocha
4º Árbitro: João Santos
Ac. Coimbra: Pedro Roma (cap.); Tó Sá, Mounir, Giraudo e José Nando (Febras, 45 m); Rocha (Camilo, 80 m) e Paulo Dias (Reinaldo, 19 m); Vítor Paneira, Paulo Adriano e Bolinhas; Dário
Treinador: Carlos Garcia
Sp. Covilhã: Luciano; Piguita, João Carlos e Ricardo António; Fernandez e Trindade (cap.); Rui Morais, Marco Rocha (Hélder Brandão, 66 m), Miguel Vaz (Adriano, 86 m) e João Miguel; Vítor Firmino
Treinador: António Jesus
Marcadores: Vítor Firmino (5 m) e Dário (85 m)
Disciplina: Cartão amarelo a Vítor Firmino (35 m), Piguita (44 m), Bolinhas (58 m), João Carlos (69 m), Luciano (87 m) e Dário (89 m)

 





 

II Liga - Lição bem estudada
Covilhã passa "exame" de Coimbra

A vitória esteve à vista, mas a "sina" dos empates voltou a atacar. 80 minutos em vantagem não chegaram para trazer os três pontos para casa

No terreno do segundo classificado da II Liga, o Sporting da Covilhã deu mostras, mais uma vez, do grande potencial que encerra como colectivo.
A vencer durante 80 minutos, os serranos acabaram por ceder à pressão dos homens da casa a cinco do final. Um golo muito suado, que acaba por impedir nova vitória fora do Covilhã e o tão desejado pulo na classificação.
A Académica pareceu ressentir-se da saída do goleador João Tomás para o Benfica e só aos 34 minutos da primeira parte deu sinal de vida. Nessa altura o Sporting covilhanenses ganhava e dominava. O golo de Vítor Firmino, aos cinco minutos, lançou a formação para uma exibição agradável, em que a vantagem poderia, por diversas vezes, ter sido aumentada. A melhor delas aos 10 minutos, quando Ricardo António tem um disparo fortíssimo, a errar por pouco a baliza de Pedro Roma.

"Sina" do fim de jogo

Com os visitantes instalados no seu meio terreno, os pouco briosos academistas limitavam-se a assistir e só na segunda metade partiram em busca do empate. Mesmo assim, a equipa orientada por António Jesus, "fechou-se em copas" e dificultou ao máximo a tarefa dos anfitriões. A meio da etapa complementar, no entanto, intensificam-se as tentativas de chegar às redes de Luciano, que rubricou mais uma excelente exibição.
O "chuveirinho" em busca da cabeça de João Tomás é a técnica mais aplicada. Mas o avançado já não estava lá e o golo teimava em aparecer. Só que "tantas vezes o cântaro vai à fonte..." que a Académica acaba mesmo por marcar. Aos 85 minutos (sina covilhanense) Dário aproveita uma bola perdida na área e, de cabeça, remata certeiro. A única falha da defensiva acaba por ser fatal.
O técnico covilhanense ficou satisfeito com o resultado, embora confesse: "Atendendo ao desenrolar do jogo ficámos com um amargo de boca, até porque nunca pensei que eles chegassem ao empate".

Aves consolida primeiro posto

Apesar da vitória ter estado à vista, Sporting Clube da Covilhã consegue mais um ponto bastante precioso para a luta que tem de travar até ao fim do campeonato.
Agora com 17 pontos, o onze de Jesus mantém-se na 16ª posição, em igualdade com a Naval, que também empatou, e com mais um que o Moreirense. A formação de Moreira de Cónegos deslocou-se ao terreno do Beira-Mar, agora segundo classificado, e, apesar da excelente réplica, saiu derrotada (3-2). Imparável continua o Desportivo das Aves. Na Póvoa do Varzim, reduto de outro candidato à subida, os homens da Vila das Aves ganharam por uma bola a zero e consolidaram o primeiro posto.
A lutar pelos lugares de acesso à I Liga está, também, o Penafiel. Na recepção ao Espinho, todavia, os penafidelenses não foram além de um empate. 2-2 foi o resultado final. Empate, igualmente, em Chaves. transmontanos e maiatos marcaram um golo em cada baliza. Na metade inferior da tabela classificativa destaque para os três pontos conquistados pelo Imortal. 1-0 ao Felgueiras coloca a equipa de Paco Fortes com os mesmos pontos (23) que o Maia e o Freamunde. Estes deslocaram-se a Esposende, onde deixaram os da casa cada vez mais últimos.

NC/Urbi et Orbi


 

 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda