Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 


 


As autarquias e os jornais locais

Que nem só de betão e de alcatrão se faz o desenvolvimento de uma terra, isso até um autarca de cultura mediana entende. O que por vezes não entende é que a imprensa regional, no uso das suas competências e dos seus deveres de informar, analisar, debater - e de dar voz à oposição! - é um bem inestimável, que enriquece a terra a cujos destinos políticos o autarca preside. Não há maior riqueza do que cidadãos informados, a pensar pela sua cabeça, autónomos. Se isto é uma verdade válida de per si, ainda é mais importante de realçar numa época conhecida pela sociedade da informação e do conhecimento.
Vem isto a propósito das "nítidas dificuldades que os média na Beira Interior têm em assumir o papel de afrontar o poder político, quando é caso disso", como José Ricardo Carvalheiro, redactor do Jornal do Fundão, nota num texto brilhante sobre "Os média e os poderes locais" (texto disponível na BOCC). Frequentemente os políticos locais olham para os jornais regionais como veículos de propaganda, que julgam poder controlar seja pelo fornecimento selectivo de notícias, seja pela influência comercial da publicidade institucional. Podem fazê-lo, mas a isso chama-se manipulação, e, no fim, o feitiço acaba por virar-se contra o feiticeiro.
O aparecimento de um novo semanário regional de qualidade, o Interior, é de saudar. Nos últimos tempos houve mudanças significativas, para melhor, na imprensa regional, e isso constitui um enorme factor de desenvolvimento. Que uma parte importante dessa melhoria se deve a jornalistas melhor qualificados, alguns formados na UBI, é motivo de satisfação para todos nós.

António Fidalgo

 

 
 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda