Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 




Eucalipto em défice na floresta portuguesa

Clonagem pode ser solução

O Presidente da República, Jorge Sampaio, vai promover nos próximos dias uma presidência aberta dedicada às florestas, segundo fonte da organização do seminário "O Eucalipto na Floresta Portuguesa e do Sul da Europa", que decorreu na Figueira da Foz na última terça-feira, 8.
As vicissitudes e fragilidades com que se depara a produção de eucalipto, ainda insuficiente para abastecer o mercado nacional, o futuro previsível da floresta portuguesa e a relação entre produtores e industriais de celuloses, foram alguns dos temas em debate.
As conclusões acabaram por não ser muito positivas, nem para uns, nem para outros. A realidade esboçada pelos intervenientes tornou patente que a ideia negativa que se desenvolveu em torno do eucalipto, como opção de cultura, insiste em manter-se na sociedade portuguesa.
A indústria portuguesa do sector continua fortemente dependente do mercado exterior, dado existir um acentuado défice de eucalipto a nível nacional.
Todos os anos, as indústrias de celuloses consomem (ou transformam) entre quatro a cinco milhões de metros cúbicos de eucaliptos. Parte deste consumo, designadamente 800 mil metros cúbicos, é garantido pela importação.
"É um facto que existe aumento de procura. É também um dado do conhecimento geral de que temos capacidades tecnológicas e mercado, mas infelizmente temos de recorrer às importações, o que acarreta custos acrescidos", sublinhou o presidente da Comissão Executiva da Aliança Florestal, Rogério Freire.

Mais competitividade para baixar os custos

Um problema que, segundo os especialistas presentes no seminário, tende a manter-se, dado que as previsões apontam para que o consumo continue a delinear uma tendência de alta.
Uma das alternativas suscitadas no seminário para suprir tal défice de produção foi a da utilização de clones de eucaliptos, técnica já utilizada pela Soporcel e Portucel.
A Aliança Florestal (AF), empresa criada na passada semana para gerir o património florestal da Portucel e Soporcel, está a desenvolver um programa dirigido aos proprietários privados, que inclui não só a venda de clones de eucaliptos, como também o apoio ao nível das novas tecnologias, já aplicadas pela indústria.
Segundo Oliveira Martins, da Soporcel, a ideia é levar os pequenos produtores a utilizarem as técnicas detidas pela indústria, o que lhes permitirá aumentar a produtividade sem acréscimo de custos.
A luta por uma maior competitividade, tendo em conta que competitividade consiste na capacidade de produzir madeira ao mais baixo custo, foi uma das metas mais alegadas no seminário. Para tal, defendeu Gonçalves Ferreira, da RAIZ, "é necessário fazer uma gestão sustentada da floresta".



Pequenos produtores mostram-se insatisfeitos

E é precisamente este o objectivo da Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP), que no próximo mês vai lançar no terreno um projecto, orçado em 138 mil contos, para analisar o nível da gestão florestal e os seu impacto nos custos dos produtores. O projecto, comparticipado em 70 por cento pelo programa comunitário PAMAF, irá abranger todo o território continental, designadamente as sete zonas agrárias.
Apesar de terem sido anunciadas várias iniciativas para melhorar e maximizar a produção florestal, os pequenos produtores florestais, mostraram-se insatisfeitos, acusando as grandes empresas de estar a criar uma concentração ao nível da produção e do abastecimento.
"O sector florestal começa a ser liderado por duas ou três grandes grupos e as organizações a montante da indústria estão a ficar sem poder negocial", acusou um dos participantes, referindo-se à recente criação da Aliança Florestal.
Em resposta, Rogério Freire, admitiu, de facto, a existência de uma concentração nas celuloses, deixou claro que a AF foi criada apenas para gerir o património das duas empresas-mãe e lançou aos produtores queixosos a proposta de também eles optarem por se concentrar.




 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda