Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 

Prioridade da Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior


Certificação do azeite 
das Beiras

Em pleno olival, a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior traçou as suas linhas de acção. A intenção é conseguir a denominação de origem protegida para o azeite das Beiras


A recém criada Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), deu a conhecer à comunicação social, na última sexta-feira, 4, a sua equipa de trabalho e os seus objectivos.
Constituída em 8 de Janeiro, a APABI possui 60 associados entre cooperativas e produtores individuais dos distritos de Castelo Branco e Guarda e será responsável pela gestão da denominação de origem protegida do azeite da Beira Interior. O Associação tem como principal objectivo lutar pela certificação do azeite da Beira Interior, apostando, deste modo, na valorização do produto das Beiras Alta e Baixa.
João Miguel Pereira, presidente da direcção da APABI refere que a sua associação vai intervir na produção, transformação e comercialização do azeite. O escoamento do produto é o principal problema que a Associação terá que combater, facto se deve à falta de promoção. Devido a isto, duas das áreas privilegiadas pela associação são, precisamente, a promoção e a informação ao consumidor.

Licenciamento dos lagares

A APABI pretende também actuar ao nível do licenciamento dos lagares e resolução da componente ambiental, ligada ao escoamento e tratamento das águas russas.
A equipa de trabalho é composta por cinco elementos. São eles: Maria Adelina, da Cooperativa dos Olivicultores de São João de Matos, José Henriques, da Cooperativa de Vila Velha de Ródão, Pedro Fiães, da Cooperativa de Olivicultores do Fundão, Pedro Fiadeiro, da direcção Regional de Agricultores da Beira Interior e João Miguel Pereira.

 

 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda