Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 

 

 

Visita da Comissão Distrital de Segurança Rodoviária revela
Sinalização fora de prazo no IP5

A visita da Comissão Distrital de Segurança Rodoviária ao IP5 teve resultados pouco surpreendentes mas nada positivos. Destinada a analisar o resultado das obras elaboradas recentemente no troço Guarda-Viseu, esta visita, realizada na passada terça-feira, 8, revelou a existência de sinalização vertical completamente obsoleta e até em contradição com a nova. Esta descoberta só poderá chocar quem não estiver familiarizado com as estradas portuguesas. Os utentes habituais já não se espantam com as imprecisões e falta geral de condições, nomeadamente telefones em funcionamento.
A visita ao IP5 fez-se no seguimento de uma reunião da Comissão que ocorreu pela primeira fez fora da Guarda, em Aguiar da Beira, e assim vai continuar, percorrendo todos os concelhos do distrito. A proposta partiu do Governador Civil, no sentido de descentralizar e, consequentemente, permitir uma maior exposição dos problemas vividos pela região.

 

 

Localização automática de veículos
Empresa apresenta projecto inovador

A localização automática de veículos é um serviço que uma empresa sediada na Guarda está a prestar há alguns meses. Ainda que outros projectos utilizem as mesmas tecnologias, como é o caso do GPS e do GSM, a Seguromóvel-Telecomunicações, apresenta uma proposta inovadora no nosso país: o complemento global, quer na difusão do centro de distribuição de serviços, quer na própria instalação do equipamento.
A empresa disponibiliza um alarme automático que permite alertar as forças de segurança no caso da viatura ser roubada. Por outro lado, em situações de acidente, viabiliza o alerta para o serviço de emergência
Para Salvador Dias, representante da empresa, este projecto por ser inovador, teve "um início de alguma forma moroso". E acrescenta: "A própria explicação de integrar este tipo de tecnologia no utilizador final tem o seu compasso de espera. As pessoas estão muito mais receptivas a tentar perceber o que se trata, do que saber se funciona ou não".
A prioridade actual desta empresa é alcançar o mercado nacional, o que não coloca de parte a hipótese de ir além-fronteiras. "Se considerarmos que as frotas circulam por toda a Europa já estamos a colocar o produto indirectamente no estrangeiro", argumenta. Mesmo assim, os países de língua oficial portuguesa encontram-se na linha de prioridade de investimento.

 

 

 

 

 

Peso
Incêndio destrói fábrica de tecidos

Um forte incêndio destruiu uma pequena fábrica de desperdícios de tecidos, na localidade do Peso. Do acidente, ocorrido no passado dia 3, não resultou qualquer ferido a registar, dado que a unidade se encontrava fechada. De acordo com declarações dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, o fogo deflagrou por volta das 22 horas e 30, e em poucos minutos atingiu toda a unidade industrial. Estiveram no local cerca de oito viaturas, dos Bombeiros da Covilhã e do Paúl.
Registaram-se várias explosões, provocadas pela existência de alguns materiais inflamáveis no interior da unidade fabril. O armazém encontrava-se repleto de desperdícios de tecidos e lãs, que seriam transformados em outros materiais. Dezenas de populares acorreram ao local e auxiliaram os soldados da paz no combate às chamas.

 

 

 

 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda