Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 



 

 




Muitos comerciantes não sabem diferenciar o Queijo da Serra da Estrela de qualquer outro queijo de ovelha curado

 

 





Queijo da Serra da Estrela com novo selo e produção fiscalizada
A tradição já não é o que era

Maus tempos para o famoso Queijo da Serra da Estrela. Depois da falsificação vem agora o leite espanhol adulterar as características que fizeram dele um dos melhores queijos do mundo. Contra a primeira, criou-se um novo selo. Contra o leite, procura-se ainda a solução.

O Queijo da Serra da Estrela é um queijo curado de fabrico artesanal, produzido com leite de ovelha bordaleira, sal e flor do cardo, de acordo com uma técnica secreta que a maioria dos produtores controla mas não revela. As suas qualidades, aliadas a factores como o apuro da queijeira, o leite e as condições naturais da região, fazem dele um dos melhores queijos artesanais do País e, porque não, do Mundo.
No entanto, este produto está em risco de desaparecer tal como o conhecemos, devido a adulterações no método de fabrico, que passam pelo uso de leite espanhol. Proveniente do norte de Espanha, o uso deste leite deve-se, sobretudo, ao facto de ser muito mais barato que o leite dos rebanhos da Serra da Estrela. Aos 220 e 225 escudos por litro do leite serrano contrapõe-se os 65 escudos/litro do leite espanhol. Para muitos produtores, a escolha não deixa dúvidas.
A preocupação com a manutenção da genuinidade do queijo já não é recente, estendendo-se aos anos 80. Foi então que os fundos comunitários começaram a apoiar as queijarias da Serra da Estrela, para verem cumpridos os requisitos de higiene e método de produção impostos pela Comunidade europeia. Mas dos 2500 produtores de leite e 1250 fabricantes do concelho, apenas oito por cento se modernizaram e apenas um quarto têm queijarias certificadas.

Selo "impossível de falsificar"

A par dos problemas que envolvem a produção, surge a questão da falsificação. A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda apreendeu recentemente uma tonelada de Queijo da Serra falsificado. As investigações prosseguem, tendo já sido apurada a presumível falsificação de carimbos de salubridade e de selos de certificação e a venda ilícita do queijo em grandes superfícies como se fosse certificado. Segundo a PJ, esta situação terá ocorrido nas zonas de Seia e Sintra, tendo sido identificados dois comerciantes presumivelmente envolvidos na fraude. A PJ apreendeu ainda mais uma toneldada de queijo, carimbos de salubridade falsificados e, numa tipografia de Viseu, os fotolitos utilizados na falsificação.
As investigações contam com a colaboração da Direcção Geral de Fiscalização e Controlo de Qualidade Alimentar e da Direcção Central de Combate à Corrupção, Fraudes e Infracções Económico-Financeiras da Polícia Judiciária.
Para evitar as falsificações, foi criado um novo selo para o Queijo da Serra da Estrela, que será entregue no final de Fevereiro. Todo o queijo produzido na região, que inclui os concelhos de Seia, Manteigas, Nelas, Mangualde, Tondela, Celorico da Beira, Gouveia, Penalva do Castelo, Fornos de Algodres e Carregal do Sal, deve possuir um selo de garantia ou denominação de origem. Só neste caso poderá chamar-se Queijo Serra da Estrela.
Este selo terá umas marcas idênticas às utilizadas nos cartões multibanco, "praticamente impossíveis de falsificar", segundo Jorge Pais, presidente da FAPROSERRA - Federação das Associações de Queijo Serra da Estrela.
Quanto à certificação do queijo, este responsável refere que é necessário que os produtores licenciem as queijarias para possuir a marca de salubridade, que não só dará prestígio ao queijo como irá garantir ao consumidor que está a comprar um produto de qualidade. No entanto, reconhece que vai ser difícil levar os produtores a aderir à certificação, não só devido aos custos que esta acarreta mas sobretudo porque, tratando-se muitas vezes de produções pequenas, o produtor vende facilmente os seus queijos a clientes certos, preferindo não se preocupar com burocracias.

Catarina Moura


 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda