Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 

 

Monsanto

 

 

 


Naquela encosta da serra, onde os penedos se levantam mais do que os homens, Monsanto descansa calmamente enquanto aprecia as serranias verdejantes que a envolvem. As casas de pedra enfeitam-se de sardinheiras coloridas para receberem os visitantes com bons modos.
Na torre sineira, que cresce entre as pedras e se impõe pela idade, pode apreciar-se uma paisagem de cortar a respiração. E até o galo que lá habita, aproveita para indicar como estará o vento quando o sol se espreguiçar pelo meio-dia. Dali olham-se a igreja românica, as sepulturas antropomórficas e a fortaleza.
A população é velhinha, de modos acolhedores e simples. Agora, que os anos foram passando e o povo foi fugindo do isolamento, sobraram aqueles que não conseguiram nunca renunciar à terra e toda a gente nova que durante o dia anda pela aldeia e lhe dá vida. É também nesta beleza interior das gentes de Monsanto que reside todo o encanto do lugar, beleza que nos leva a passear pelas ruas estreitas para ver os portais de pedra e as janelas de madeira pintadas de branco.

 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda