Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 




O "novo" BA veio para animar ainda mais a sede da AAUBI


...


Nova gerência muda a cara ao Bar da Associação

O fado da Academia

Com um visual totalmente remodelado, o Bar da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (BA) reabriu oficialmente esta segunda, 14 de fevereiro. Nas mãos de um novo gerente, o espaço apresenta muitas novidades àqueles que o conheciam, entre as quais  refeições económicas e música ao vivo.


Fartos de ter um bar igual a todos os outros, os responsáveis pela Associação Académica quiseram uma remodelação completa. "O BA não estava a funcionar como nós queríamos e isso levou-nos a querer alterar essa situação", dizem. "Na verdade, queríamos um bar diferenciado, personalizado, com um espírito e ambiente próprios".
A solução foi procurar nova gerência para o espaço. Foram abertos concursos públicos e, das várias candidaturas apresentadas, escolheram a que pareceu mais adequada - José Juvenal, já há algum tempo inserido nesta área com outro café da Covilhã.
Com a nova gerência, o BA ganhou também outra vida. Em funcionamento desde o dia 3 de Fevereiro, já cativou os que por lá passaram. A inauguração oficial, quase duas semanas depois, conta com animação durante todo o dia, música na esplanada, comida gratuita durante toda a noite e muita bebida, na "boa tradição ubiana".

Música ao vivo

O BA passa agora a funcionar desde as 11h00 até as horas que for preciso. Uma das novidades reside no serviço de refeições económicas que incluem sopa, prato do dia, pão e bebida apenas por 500$00 escudos para estudantes, sendo 750$00 para os restantes. Haverá muito por onde escolher pois, para além das refeições, José Juvenal revela que haverão sempre tostas, febras, entremeadas, negritos (enchidos típicos de Coimbra), merguesas (enchidos franceses) entre muitas outras opções. 
Outra inovação diz respeito à animação, onde a música ao vivo será uma das apostas do bar, garantida às sextas-feiras ou sábados. Desde o fado até a música popular, são muitos os que irão passar pelo local. No dia 19, um baladeiro de Coimbra encarregar-se-á de animar a noite.
Segundo adiantou ainda o gerente, quando o tempo estiver melhor, a esplanada passará a funcionar com um bar próprio.

Um elo entre a Academia e a cidade

A decoração encontra-se a cargo do  novo responsável e conta, também, com a colaboração de Sérgio Novo no que toca às referências da associação propriamente ditas. 
A parede está dividida em duas partes: uma delas diz respeito à academia, na qual se pode ver uma pintura da fachada do edifício e, muito em breve, poderão ser vistas, também, fotografias referentes a actividades variadas dos universitários; a outra conta com uma mistura de elementos que vão desde os quadros até os objectos das touradas que, segundo o gerente, estão relacionados com o fado. A própria decoração pretende mostrar que o bar, embora seja explorado pelo gerente na totalidade, segue sendo um espaço da associação, para e dos alunos.
Inserido há algum tempo na área do comércio, José Juvenal encontra-se na Covilhã desde 1982. Desde então, ele próprio dá vida a um café situado na rua Vasco da Gama, próximo da Escola Secundaria Campos Mello, também dedicado sobretudo a malta estudantil. Agora, o desafio centra-se no BA, ao qual o gerente pretende dar uma nova dinâmica, continuando a ser por excelência um local reservado aos estudantes, mas também aberto a todos os que quiserem entrar e disfrutar de um ambiente alternativo.
Nas palavras do novo proprietário " o objectivo é criar um elo entre a Academia e o resto da cidade", fazendo com que este seja um lugar onde todos possam ser benvindos.


Rita Lopes e Susana Freitas

 

 

                              Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda