.


.

 


Ainda são muitos os "saudosistas" que querem preservar e homenagear a memória do ditador português


Com o apoio do Ministro da Cultura
Santa Comba Dão quer Museu do Estado Novo

O Ministro da Cultura admitiu hoje em Santa Comba Dão, terra natal do ditador Oliveira Salazar, apoiar a criação de um Museu do Estado Novo nesta localidade. Todavia, o eventual apoio do Ministério da Cultura (MC) ao nascimento de um Museu com estas características foi admitido com "condições prévias" porque, sustentou Manuel Maria Carrilho, "um museu tem de nascer sempre de uma ideia e de um espólio".
A proposta para o arranque do museu do Estado Novo surgiu da Câmara Municipal de Santa Comba Dão. Contudo, nem ela nem o Ministério da Cultura garantem a existência de um espólio que possa sustentar a ideia.
De acordo com a proposta da autarquia de Santa Comba Dão, o museu em causa, poderá ser instalado na escola que foi construída na década de quarenta, por vinte e cinco pessoas que estavam no Brasil, em homenagem ao ditador António de Oliveira Salazar e que está localizada a cerca de cento e cinquenta metros da casa onde nasceu, no Vimieiro. Nesta escola, logo após a sua construção, leccionou a irmã de António, Marta do Resgate Oliveira Salazar, e nos dias de hoje continua a usufruir de uma renda de cento e quarenta e três contos anuais proporcionada por um depósito feito com esse fim pelos vinte e cinco "amigos" do ditador.
O presidente da autarquia, Orlando Mendes, eleito pelo PS, garante que a ideia do projecto não nasceu com base em "qualquer complexo do passado". "Já acertamos, todos, as nossas contas com o passado" e "não nos move qualquer sentimento de homenagem ou branqueamento desse período (Estado Novo, 1928/1974) da história de todos os Portugueses", explicou.
Manuel Maria Carrilho lembrou, entretanto, que o MC tem um interesse na requalificação e criação de novos museus e, "a existir um com um tema como o Estado Novo, terá de ser um espaço de aprendizagem, bem apetrechado, com pessoal técnico, e que não seja apenas um sítio onde se vai durante uma manhã para ver tudo".
A ideia de um museu do Estado Novo, com algumas variantes como Museu Salazar ou Museu - Arquivo Salazar, já tem mais de década e meia e é anualmente lembrado como "fundamental " por um grupo de "saudosistas" que se desloca a Santa Comba Dão, na data dos aniversários da morte e do nascimento de Salazar para lhe prestar homenagem.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda