.


.

 

 


A licenciatura em Design Multimedia vem complementar muitos outros cursos da UBI


Senado da UBI aprova novas licenciaturas
Design na Carpinteira

Já é oficial. Quatro novas licenciaturas, a ministrar já no próximo ano lectivo, foram aprovadas na última reunião do Senado, a 18 de Fevereiro passado. Design Multimédia, Design Têxtil e do Vestuário, Português-Inglês e Português-Espanhol, estes últimos da via ensino, são as novas aquisições do Pólo da Carpinteira, onde actualmente funcionam já seis cursos.
Na mesma sessão foram ainda aprovados três Cursos de Complemento de Formação para Educadores de Infância, Ensino Básico e Música. Os cursos de Complemento de Formação destinam-se a profissionais desta área habilitados com bacharelato, e conferem o grau de licenciatura.
Outra novidade foi a aprovação de um novo ramo para o curso de Gestão - Gestão de Unidades de Saúde - uma especialização nesta área que começa, depois de três anos de tronco comum, a ser ministrada aos alunos que por ela optem a partir do 4º ano.

Design em marcha

A proposta de criação do curso de licenciatura em Design Multimédia "visa dar resposta às sugestões do Governo português e, simultaneamente, dar seguimento às indicações dos estudos internacionais sobre as tendências de formação superior no âmbito das novas tecnologias da comunicação", sendo que o novo currículo de estudos "vem de algum modo complementar o conjunto de cursos da UBI que respeitam às novas tecnologias da comunicação e informação, nomeadamente Informática, Engenharia Electrónica e Ciências da Comunicação".
Além disso, o novo curso aproveitará as sinergias e know-how entretanto constituído na UBI nestas áreas, nomeadamente através das actividades do CREA - Centro de Recursos e Aprendizagem; do protocolo estabelecido entre a universidade e a estação de televisão SIC; de trabalhos de investigação em audiovisual surgidos no âmbito do I Mestrado em Ciências da Comunicação ministrado na UBI; da TUBI - o canal interno de televisão da universidade; da BOCC, e do ainda jovem Urbi et Orbi.

Currículo concluído

Do currículo do curso de Design Multimédia constam, no 1º ano, as disciplinas de Língua e Cultura Portuguesa, Geometria, Desenho, História dos Media, Epistemologia, Desenho Gráfico, Semiótica Geral e Introdução ao Multimédia. O 2º ano reparte-se entre História da Arte, Design, Laboratório de Imagem e Som, Introdução às Redes, Psicologia da Percepção, Linguagens de Programação e Teoria da Comunicação. No 3º ano os alunos estudam Ética, Guionismo, Laboratório de Imagem e Som, Marketing, Semiótica das Artes Visuais, Realização e produção Vídeo e Teoria da Imagem. Aos finalistas estão reservadas matérias como Realização e Produção Multimédia, Retórica, Estética, Gestão de Projecto, Direito da Comunicação, Sociedade e Comunicação, Criação de Empresas e Projecto Final.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda