.






Signos de um tempo
sem rocha, cabo ou cais
por Moisés Lemos Martins

Num tempo de escassez, sem rocha, cabo ou cais, a Universidade já dificilmente é essa outra linguagem, que desfaz as aparências e nos ilumina. Numa paisagem de ruínas, onde deuses e homens perderam o esplendor, a Universidade é cada vez menos um exercício de memória e uma reserva de afectos. A Universidade tem dificuldade em figurar o sonho e a abertura do mundo. Perdida a centralidade, a Universidade viu crescer sobre si a pressão social.


O espaço mediático
por Edmundo Cordeiro

Quem anda à chuva molha-se, no espaço mediático (só ali… aqui…) e ouço dizer que é no espaço mediático que se devem dizer e mostrar as coisas (tantas, realmente), que se deve dizer o que se pensa (tanto, realmente), que aqui… e ali… no espaço mediático, é que as pessoas ouvem, vêem e ficam a saber, portanto, quem tiver a dizer alguma coisa a alguém é aqui… e ali… que o deve dizer, aqui… é que se devem dizer as coisas, aqui é que se dizem as coisas que interessam verdadeiramente, aqui é que se dizem e se mostram as coisas que têm algum efeito, no espaço mediático, e mesmo fora dele. O espaço mediático é se calhar o espaço, aqui é que… se pensa, se vive, aqui… no espaço mediático.


Calendário escolar: um meio ou um fim?
por Vasco Cardoso

Uma suposta alteração deste ou de outro calendário, deveria em qualquer circunstância obedecer a uma profunda reflexão dos órgãos pedagógicos e científicos da Instituição, sobre o modelo de avaliação pretendido para esta escola, que congrega simultaneamente diferentes áreas da ciência e do saber, com o objectivo único de aumentar o sucesso escolar por parte do corpo de alunos, bem como, fomentar a vertente de investigação que é fundamental para que a UBI se continue a proclamar um ensino Universitário de "excelência".

.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda