.

Com a presença de António Guterres
Barragem do Sabugal inaugurada

A barragem do Sabugal vai ser inaugurada. Na próxima quarta-feira, o primeiro ministro, António Guterres, e o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, vêm à localidade prestigiar a ocasião.
A obra, onde foram gastos cerca de 3.9 milhões de contos, está finalmente concluída, quase meio século após o Grupo de Trabalho da Cova da Beira ter avançado com o projecto do regadio.
O concurso público internacional foi lançado em Maio de 1995, e a obra seria entregue um ano depois a um consórcio constituído pelas empresas portuguesas Engil, Construtores Adriano, Edifer e Cerejo dos Santos. Iniciados em Maio de 1997, os trabalhos demoradram cerca de três anos a ficar concluídos.
A inauguração desta peça fundamental do Regadio da Cova da Beira já poderia ter acontecido em Setembro de 99, mas as obras ainda não estavam totalmente concluídas, inviabilizando a cerimónia.

Quatro feridos leves e dez ligeiros
Autocarro escolar colide na Nacional 102

Quatro feridos graves e dez ligeiros é o resultado de uma colisão entre um autocarro da Escola Profissional de Trancoso e um jipe. O acidente ocorreu por volta das 7 horas e 50 de quarta-feira, 17, no cruzamento de Couriscada, na Estrada Nacional 102. O autocarro transportava alunos daquela escola e dirigia-se no sentido Chafariz do Vento- Foz Côa.
Os feridos graves são os condutores do autocarro e da viatura ligeira. Um dos condutores apresenta fractura exposta de uma perna, do fémur, traumatismo toráxico e abdominal.
Dois ocupantes do jipe foram transportados para o Hospital Distrital da Guarda e os restantes oito feridos ligeiros foram transportados para o Centro de Saúde de Meda. Ao local do acidente deslocaram-se 11 viaturas e cerca de três dezenas de homens das corporações de Meda e Trancoso.

Pinhel
Polícia Judiciária apreende
carros roubados

A Polícia Judiciária da Guarda apreendeu duas viaturas roubadas numa oficina em Pinhel, destinadas à sua transformação para posterior comercialização. As viaturas, um Mercedes e um Audi TDI de matrícula francesa, foram furtadas em Espanha.
O proprietário da oficina foi detido, mas liberto após a sua apresentação ao tribunal. É obrigado, a partir de agora, a apresentar-se semanalmente no posto da GNR de Pinhel e pagar uma caução de várias centenas de contos.
A Polícia Judiciária suspeita que o caso esteja relacionado com uma rede de furto e transformação de veículos, que rouba viaturas no estrangeiro, e procede depois, no nosso País, a diversas transformações, como por exemplo a colocação de matrículas falsas.

Casal de holandeses quer parque naturista em Oliveira do Hospital
"Colina do Sol" à portuguesa

Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi o local escolhido por um casal holandês para a criação de um parque naturista, ao estilo do brasileiro "Colina do Sol". A hipótese, inicialmente recusada, ganha cada vez mais adeptos entre a população, influenciada pela divulgação televisiva da colónia brasileira.
A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital já tinha analisado e reprovado uma proposta do mesmo género, em Setembro de 1999, que queria instalar o primeiro parque do género no nosso país numa quinta isolada perto da localidade de Andorinha.
O casal de holandeses pretende realizar brevemente uma sessão de esclarecimento para sensibilizar a população de Travanca de Lagos, com o objectivo de demonstrar que o projecto irá beneficiar a localidade a vários níveis.

PJ apreende
Notas falsas em Castelo Branco

Quase oito dezenas de notas falsas foram apreendidas pela Polícia Judiciária de Coimbra, em vários estabelecimentos comerciais de Castelo Branco. Segundo um comunicado divulgado pela Directoria de Coimbra na terça-feira, 22, foram apreendidas 75 notas falsas de 10 mil escudos e três de cinco mil.
No decurso da investigação, dois homens foram detidos por, alegadamente, estarem envolvidos no negócio. Mais tarde, um deles foi sujeito a prisão preventiva. Foi também apreendida uma arma de fogo ilegal e um instrumento metálico de agressão.

NC / Urbi et Orbi

Fornos de Algodres
Faleceu o homem mais velho do País

Morreu aos 109 anos, lúcido e com um desejo realizado: viver até ao ano 2000. José Ferreira Andrade, o homem mais velho de Portugal e um dos mais velhos da Europa, faleceu no passado dia 22 em Cadoiço, concelho de Fornos de Algodres.
Alfaiate com "Diploma de Corte de 1942", profissão que exerceu em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos, José Andrade nasceu a 24 de Abril de 1890, em Figueiró da Granja.
Poeta autodidacta e tocador de bandolim, estava sempre atento aos jornais e à televisão, que lhe vinham contando o estado do Mundo. No seu último aniversário, festejado em família, recordou histórias de reis e republicanos. Confessou nessa altura parte do segredo da longevidade: uma vida regrada e 4,5 decilitros de vinho diários à refeição.

.

Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda