.


 

.


<Com a presença de Vale e Azevedo>
Casa do Benfica na Covilhã
Inaugurada este Verão

Um dos sinais mais característicos do Benfica em relação aos seus rivais nacionais e europeus reside na imensidão e diversidade das rotas trilhadas pelas suas equipas, símbolos e adeptos. O clube tem uma história notável e ímpar de glória e uma cultura clubística que assenta numa mística aceite por todos como original e própria. A manifestação das organizações benfiquistas fora da sua sede, no país ou estrangeiro, exprime-se através de um maior número de filiais, delegações e casas do Benfica. Em Portugal existem, ao todo, 80 filiais e casas do Clube da Luz.

A Casa do Benfica na Covilhã já tem tradições antigas - datam da década de 60 - mas que alguns anos de quase abandono fizeram esquecer. Agora a instituição vai finalmente ser revitalizada, com a inauguração da nova sede agendada para o início deste Verão.
Carlos Fonseca, presidente da direcção da associação, conta que "a casa não é nova. Em 31 de Julho de 1966, eu e uns amigos formamos um grupo ao qual chamamos Sport Covilhã e Benfica, e que era uma filial do Clube de Lisboa. Anos mais tarde, o Benfica deixou de filiar estes sports dizendo que através das Casas havia uma melhor ligação entre o clube e os adeptos". E assim nasceu "mais um filhote da águia-mãe".
Uma Casa do Benfica é um local de reunião, e de convívio, entre todos aqueles que têm uma paixão pela equipa encarnada. O objectivo de todas elas "é angariar mais sócios, engrandecer o clube e promover o benfiquismo", diz Carlos Fonseca, adiantando que "assim vemos os jogos mais descansados, sem discussões, como nos cafés quando se juntam adeptos de diferentes clubes. Aqui somos todos benfiquistas e torcemos pelo mesmo: a vitória da nossa equipa".
"A nova sede situa-se no Largo de Santa Marinha e foi cedida pela Câmara, já que esta precisava da casa de São Bartolomeu, onde inicialmente nós nos reuniamos". Além da Câmara da Covilhã, serão os sócios a comparticipar a obra, cujo valor total é de 5 mil contos. A sede terá um bar, uma sala de leitura, duas casas de banho e um quarto de direcção. Futuramente, esperam alargar a sede e já estão em negociações com o proprietário de uma casa ao lado.
Quem quiser integrar esta associação "só tem de ser benfiquista, preencher uma proposta, apresentá-la à direcção, e pagar as cotas.

Alma benfiquista

Cada associado tem de cumprir os estatutos, e não estragar a casa, já que todos devem olhar pelo seu bem-estar. Quanto aos direitos ou regalias de cada sócio, eles podem praticar os desportos existentes como a pesca ou o cicloturismo. São desportos amadores, de lazer, pois não obrigam ao despêndio de tempo e dinheiro por parte dos directores. No que diz respeito à redução do preço dos bilhetes, em Lisboa é que decidem se os sócios têm ou não desconto, dependendo dos jogos", responde Carlos Fonseca.
Actualmente, existem 400 associados, mas no final do primeiro ano prevê-se que este número já tenha aumentado.
A inauguração está prevista para Junho ou Julho, dependendo da disponibilidade do presidente do Benfica, Vale e Azevedo, em deslocar-se à cidade neve. "Estamos à espera da resposta ao ofício mandado para Lisboa, para depois formularmos o convite oficial e delinearmos o programa definitivo. Temos de conversar com o Dr. Carlos Pinto pois gostaríamos que ele , nesse dia, recebesse a comitiva na Câmara, mas nós temos boas relações com ele e cremos que ele vai concordar em nos receber..."
Como é ser benfiquista numa terra de sportinguistas? "Apesar de toda a gente pensar assim e por incrível que pareça, há mais adeptos benfiquistas na Covilhã do que sprtinguistas... ", garante Carlos Fonseca.






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda