.


 

.


<Acção Integrada de Desenvolvimento>
Seis milhões apoiam
Serra da Estrela

O Governo anuncia um pacote de apoio à região da Serra da Estrela, no âmbito do III Quadro Comunitário. Seis milhões de contos a aplicar, essencialmente, na promoção dos produtos tradicionais e das potencialidades turísticas

Seis milhões de contos é o montante que, até 2006, vai beneficiar toda a região da Serra da Estrela. Uma Acção Integrada de Desenvolvimento (AID), apresentada pelo secretário de Estado Adjunto da ministra do Planeamento, Ricardo Magalhães, no domingo, 5, em Gouveia, durante a feira de queijos e enchidos, organizada há 24 anos pelo município local.
"Por opção política do Governo, esta vai ser uma das 13 áreas a usufruir de um apoio suplementar, no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio (QCA)", anunciou Ricardo Magalhães. Para o secretário de Estado, esta verba tem de ser gerida com cautela, já que a Estrela representa um recurso, "onde há muito a aproveitar". Os produtos tradicionais, o aproveitamento da paisagem para fins turísticos, o património construído e as Aldeias Históricas, são, por isso, alvos preferenciais da AID.
"Já há muitos estudos sobre a Serra, mas as acções vão-se adiando. A Acção de Desenvolvimento surge, por isso, para que aqui se possa ganhar a vida, ter emprego e viver melhor. De forma a que, por exemplo, não se recuperem Aldeias Históricas sem investir na distribuição de água e na rede de esgotos", justifica Ricardo Magalhães.

Incentivos ao Queijo da Serra triplicam

A certificação do Queijo da Serra e as acessibilidades à região, foram também temas em destaque na feira de Gouveia.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Vítor Barros, manifestou alguma preocupação com o processo de certificação e denominação de origem e definiu o queijo serrano como "o rei dos produtos regionais de qualidade". Apesar do avanço registado na Beira Interior, em relação ao licenciamento de queijarias, Vítor Barros, garante que os apoios governamentais nesta área vão triplicar em 2000.
Quanto às acessibilidades, o secretário de Estado das Obras Públicas, Luís Parreirão, aproveitou a ocasião para homologar vários acordos de colaboração para a beneficiação de estradas que ligam o concelho de Gouveia a outras zonas, nomeadamente a Fornos de Algodres. Investimentos que ultrapassam o meio milhão de contos.
Os protocolos, assinados com o Instituto de Conservação da Rede Rodoviária (ICERR) referem-se a intervenções na Estrada Nacional 330 (entre Nabais e Gouveia), numa extensão de quase sete quilómetros, duplicação da EN 232, entre Gouveia e a Zona industrial, Variante de São Julião, Ponte Palhês (limite com o distrito de Viseu e concelho de Mangualde), e à ligação do IP5 à EN 17.

NC / Urbi et Orbi


 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda