.


.

 


Os trabalhadores das Minas da Panasqueira querem ver garantido
que a União Europeia compre
o volfrâmio português


<Minas da Panasqueira>
Conflito laboral leva trabalhadores a Lisboa

Os trabalhadores das Minas da Panasqueira vão concentrar-se em Lisboa no próximo dia 23, em protesto contra o conflito laboral na empresa.
"Os mineiros fizeram uma análise ao conflito laboral existente na empresa e cujo processo tem origem nas reivindicações dos trabalhadores, que ainda não foram satisfeitas, e em compromissos por cumprir por parte da entidade patronal", referiu Bernardo Gouveia, da direcção da delegação regional da Panasqueira.
De acordo com este responsável, "ao longo dos últimos anos, a administração - a pretexto de falta de competitividade da empresa no mercado do volfrâmio - tem colocado o espectro do desemprego para fugir à justa actualização dos salários e chegou mesmo em 1999 a dar início a um processo de despedimento colectivo com base neste pretexto".
Em finais de 1999, segundo a administração, parecia ter-se conseguido o equilíbrio financeiro e por isso era previsível haver aumentos salariais em Janeiro último. No entanto, contrariando estas expectativas, a administração argumentou como anteriormente, queixando-se da forte concorrência vinda do exterior do espaço europeu", sublinhou.

"UE deve comprar volfrâmio português"

Dado que no próximo dia 23 vão estar em Lisboa os governantes dos 15 países da União Europeia, sob a presidência portuguesa, para discutir a questão do emprego, "entendemos que Portugal pode e deve obter garantias de que a Europa, para satisfazer todas as suas necessidades de volfrâmio, passará a consumir este minério comprando-o a Portugal".
As Minas da Panasqueira, situadas numa encosta da Serra da Estrela, foram até 1993 as últimas minas de tugsténio da Comunidade em laboração. A média mensal de produção era então de cerca de 110 toneladas de concentrados de volframio e estanho, que eram vendidas para os Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido e Espanha, enquanto os concentrados de cobre eram vendidos à indústria nacional.

NC / Urbi et Orbi






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda