.


 

.


Ministro das Finanças e da Tecnologia anuncia
Preço dos combustíveis
sobe em Abril

O preço dos combustíveis vai voltar a subir. Quem o disse foi o ministro das Finanças e da Economia, Joaquim Pina Moura, que revelou também que esta actualização "vai provocar uma pequena evolução" da taxa de inflação. De acordo com o ministro, torna-se impossível manter preços que já têm três anos numa altura em que o custo de um barril de petróleo bruto é três vezes superior ao que vigorava há um ano.
Os novos preços só serão definidos após a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que se realiza no próximo dia 28. O Governo só poderá actualizar os preços depois de definida a estratégia dos países produtores, mas Pina Moura anuncia que essa actualização será posta em prática na primeira quinzena de Abril. O cenário mais provável, de acordo com o semanário "Expresso", é o crescimento dos preços numa média de 15 escudos para o gasóleo e de 20 escudos para as gasolinas.
Os cálculos do ministério mostram que a subida do preço dos combustíveis terá um "pequeno" reflexo na taxa de inflação. Mas não podemos esquecer que esta actualização poderá ter maior impacto a outros níveis, nomeadamente em relação a outros produtos, cuja produção ou transporte implique gastos de energia tão significativos que forcem a subida dos seus preços.





 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda