.


.

 


Começou há dias o trabalho intensivo de empacotar e arrumar mais
de 60 mil volumes


Novo edifício triplica o espaço antigo
Biblioteca Municipal
muda de casa

POR DANIELA MALHEIRO

O processo começou há uma semana e vai durar alguns meses. Milhares de livros já estão encaixotados, prontos para serem limpos e arrumados nas instalações do novo edifício, junto à Central de Camionagem da Covilhã.

A Biblioteca Municipal do Jardim Público está a mudar de instalações. Dentro de alguns meses, uma nova biblioteca na parte baixa da cidade será uma realidade. Começou há dias o trabalho intensivo de empacotar e arrumar mais de 60 mil volumes. Milhares de livros que serão submetidos a um rigoroso processo de limpeza antes da mudança para o novo edifício.
Marta Mota, técnica superior da biblioteca, explica: "Vamos fazer uma fumigação e uma desinfestação para limpar a fundo e garantir que os livros continuem em bom estado ".
O tratamento de desinfectar todos os livros dura cerca de quinze dias e é realizado nas instalações do Jardim Público. Neste período o restante trabalho decorre nas novas instalações.
Para levar a cabo esta operação o local fechou ao público e estão reunidos todos os esforços para que o trabalho decorra com relativa rapidez. A reabertura está prevista para daqui a alguns meses, logo que o novo edifício reuna as condições mínimas de funcionamento.

Mais espaço no novo edifício

A Biblioteca Municipal está desde 1950 ao serviço da cidade da Covilhã. Cinco décadas a servir da melhor forma os seus leitores. A localização, no centralíssimo jardim público, foi sempre um ponto a seu favor, mas a falta de espaço tornou-se há muito um problema.
A dimensão universitária que a cidade ganhou nos últimos tempos foi um dos factores a ditar a mudança. Era preciso mais espaço e mais livros, como forma de complementar as outras bibliotecas das escolas e pólos da universidade.
A solução encontrada foi construír um edifício maior, num local com mais espaço. Os vários andares do edifício não deixam dúvidas: um espaço que triplica o anterior, com melhores condições e melhores acessos. Isto implicou também maior número de funcionários a trabalhar na biblioteca, alguns dos quais terão formação específica em arquivo.
As antigas instalações comportavam apenas três salas, um espaço manifestamente insuficiente para as necessidades. A nova casa dispõe de várias salas especializadas, cada uma destinada a um público alvo. Haverá salas para adultos, para consulta e leitura de obras. Uma sala de estudo para crianças, a sala infantil-juvenil com vários objectos de lazer para essa idade, e ainda a sala de conto, que será uma espécie de atelier de expressão plástica onde os mais novos poderão desenvolver o seu poder criativo. Mantém-se a sala de imprensa, desta vez com maior numero de títulos. A grande novidade é a sala de audiovisuais, com acesso à internet, música e vídeo.
Marta Mota sublinha que esta é uma biblioteca para todas as idades. "A ideia é que cada um, independentemente da idade, tenha o seu espaço cá dentro ".
Para este novo espaço estão também já encomendadas dezenas de novos livros, dando maior leque de opções a todos os leitores.

Sistema Informatizado

Mudar para instalações de grande dimensão implica sempre mudar também o sistema de funcionamento. Para este caso foi criado um fundo documental completamente novo, com uma nova base de dados criada de raíz. A total informatização do sistema foi a forma encontrada para tornar mais simples o funcionamento no futuro. Arrumar livros nas estantes, cartões de leitores e requisições, tudo será feito pelo computador e será mais eficaz. "Em termos burocráticos, fica mais simples a gera menos confusão ".
A informática será então um meio de permitir um atendimento mais rápido e maior comodidade de consulta ao leitor. A entrada deste espaço na globalização da internet é também um factor positivo para todos os futuros utilizadores.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda