.


 

.


Ciclo de Conferências Civil 2000
Estruturas e Construção
em debate na UBI

POR RITA LOPES

Os estudantes de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior podem, pelo segundo ano consecutivo, participar em mais um Ciclo de Conferências. Organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (NECUBI). Este evento integra-se nas comemorações dos 10 anos da licenciatura e do departamento desta engenharia na UBI, procurando "complementar o que é dado nas aulas e apostar na qualidade do ensino".
Estruturas e Construção é o tema da primeira semana de conferências, que se iniciaram na passada terça-feira, dia 4, e se prolongam até ao dia 13.

Já não é a primeira vez que o NECUBI organiza eventos desta natureza. Este é o segundo ano que o núcleo se preocupa em trazer aos alunos desta licenciatura profissionais e académicos de renome. Contudo, como refere o presidente, Nuno Rosa, "há seis anos que o fazemos, mas antes era com outros cursos. Há dois anos decidimos separarmo-nos para darmos mais atenção ao nosso curso e fazer algo melhor". Em colaboração com estes alunos está o departamento de Engenharia Civil, que procura cada vez mais melhorar a qualidade desta engenharia na UBI. "Pretende-se aprofundar a formação superior e qualidade dos nossos futuros engenheiros, pelo contacto com individualidades de reconhecido mérito nesta área, bem como divulgar a nossa licenciatura, universidade e região", afirma o presidente, João Paulo Gomes.
O ciclo divide-se em duas semanas distintas correspondentes aos dois ramos opcionais do curso no último ano. Assim, a primeira semana é sobre Estruturas e Construção e está a decorrer até ao dia 13, a segunda está ligada ao Planeamento e Urbanismo e desenrola-se entre os dias 22 e 26 de Maio. "A ideia é não cansar as pessoas com muitas conferências seguidas e, simultaneamente, tratar os temas separadamente, sobretudo para darmos ideias a quem ainda não escolheu o ramo que deseja frequentar", salienta Nuno Rosa.

Primeira semana

O primeiro dia da semana de Estruturas e Construção iniciou-se a 4 de Abril, às 15 horas, com a sessão de abertura, na qual estiveram presentes algumas personalidades ligadas à UBI, ao curso e à região. José Manuel Santos Silva, Reitor da UBI, Carlos Pinto, presidente da câmara local, João Paulo Gomes, director do departamento desta licenciatura e Nuno Rosa, presidente do NECUBI, presidiram à cerimónia. Na sessão, todos mostraram agrado pelas iniciativas que este núcleo tem desenvolvido, preocupado com a integração dos alunos no mundo do trabalho. "É de louvar esta iniciativa, já com alguma tradição, pois é assim que se trocam ideias, objectivos, conhecimentos, e se promovem contactos entre os nossos estudantes e o meio empresarial", afirma Santos Silva.
Depois de breves discursos de apresentação e agradecimento, iniciou-se o verdadeiro ciclo de conferências, com um tema que agradou a todos pela sua proximidade: "Planeamento e Estrutura do Hospital da Cova da Beira", onde os alunos puderam verificar como se constrói uma obra "daquela envergadura", e esclarecer todas as suas dúvidas.
As conferências continuaram, no dia seguinte, com mais dois temas, e nem a greve às aulas, integrada na semana de luta nacional, afectou o interesse dos alunos, que quase encheram o anfiteatro. A primeira referiu-se ao tema "Planeamento de Estruturas e Qualidade na Engenharia", e a segunda relacionou-se com "A qualidade na Construção".
Mas o ciclo não termina aqui. No dia 6 e 7, os alunos rumaram a Lisboa numa visita de estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil, onde se realizou uma palestra orientada pelo Eng. Alfredo Costa, sobre a "Observação dinâmica de pontes". De acordo com Nuno Rosa: "O que se pretende é vermos os laboratórios e os projectos que há lá".
Depois destes primeiros quatro dias de aprendizagem e de ligação à prática, o balanço dos alunos, principais destinatários, é positivo. Márcia Proença, aluna do 3ºano desta engenharia, afirma que as conferências "são uma óptima oportunidade de conhecer o que se passa fora da universidade e os oradores ficarem a conhecer a realidade da UBI". Carlos Alberto, aluno do 5ºano, vê estas iniciativas de outro modo. "Para nós que estamos a acabar o curso, é muito bom vermos na prática o que aprendemos estes anos todos, sobretudo apresentado por pessoas que trabalham nas coisas. É abrir-nos uma janela para o que se passa na realidade".
Assim, no dia 10, as conferências continuam com mais temas relacionados com Estruturas e Construção, temática que se prolonga até ao dia 13, último dia da primeira semana.

DESENVOLVIMENTO

Uma visita ao interior da Engenharia Civil da UBI

Planeamento e Estrutura do Hospital da Cova da Beira

"Planeamento de Estruturas e Qualidade na Engenharia"

A Qualidade na Construção






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda