.


.

 



Lançamento da primeira pedra das 24 casas na Vila do Carvalho: "Uma prenda de Natal no sapatinho", prometeu Carlos Pinto


Mais habitação social no concelho da Covilhã
Câmara constrói 371 fogos

POR RAQUEL FRAGATA

Integrado nas comemorações dos 26 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal da Covilhã deu início à construção de 160 fogos habitacionais no concelho. No passado dia 15 de Abril foram colocadas as duas primeiras pedras nas construções sociais a erguer na Vila do Carvalho e no Teixoso.
A edilidade está a desenvolver, durante e até ao final deste mandato, uma política de combate às más condições de habitação dos covilhanenses, prometendo atingir a meta das 500 habitações.

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, afirmou que este "é o maior programa que a Câmara lançou em tão curto espaço de tempo. Em 28 meses de mandato foram lançados 371 fogos, alguns já entregues, outros em adjudicação ou em fase de concurso".
No evento estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, o representante do Instituto Nacional de Habitação (INH), José Eduardo Alberto Vilaça, o vereador com o pelouro da Habitação, João Esgalhado, os presidentes das duas Juntas de Freguesia, Manuel Esteves, da Vila do Carvalho e António Manuel Pais Carriço, do Teixoso, e os directores das empresas de construção às quais foram adjudicadas as obras, a Conegil e a Somague. Esta última, que vai erguer as 136 habitações no Teixoso, também é responsável pela "mega-obra" do Silo-auto no centro histórico da Covilhã.

Novas casas na Vila do Carvalho

A obra na Vila do Carvalho irá, até ao Natal, permitir habitação a 24 famílias.
O empreendimento, no valor de 173 milhões 497 mil e 112 escudos, foi entregue à empresa de construção Conegil. O seu prazo de conclusão, até ao Natal deste ano, foi um desafio colocado à construtora pelo próprio responsável do Instituto Nacional de Habitação (INH), José Alberto Vilaça.
Carlos Pinto aproveitou a ocasião e entregou ao presidente da Junta de Freguesia carvalhense, Manuel Esteves, um cheque de quatro mil contos para pequenas obras na freguesia. O INH vai atribuir um subsídio a fundo perdido de cerca de 120 mil contos, o restante será financiado pelo Estado, com 75% de bonificação nas taxas de juro. "Equivale a que as autarquias possam fazer estes investimentos com taxas de juro a baixo de 1%", explica o responsável do INH.

Teixosenses vão ter casa e piscina

No Teixoso foi lançada a primeira pedra na construção de 136 fogos habitacionais, obra com um prazo de execução de 18 meses, e estimada no valor global de um milhão e 500 mil contos. Mais de meio milhão de contos serão financiados pelo INH, a fundo perdido, através de verbas do Orçamento de Estado.
Foi também assinado o protocolo de construção da Piscina Municipal coberta na Quinta de S. João, Teixoso, com um valor que oscila entre os 70 ou 80 mil contos. Os terrenos foram vendidos pela Câmara à Varzeu S.A. pelo preço simbólico de um escudo por metro quadrado. Na sequência dos trabalhos agendados, o presidente da Associação Cultural e Desportiva Jovem Teixo, António Gomes, assinou com a Câmara Municipal da Covilhã o protocolo de cedência do espaço da Escola Primária do Teixoso para sede desta associação.
No discurso de mais esta assinatura, Carlos Pinto salientou "a grande maturidade que o concelho da Covilhã está a trazer à vida municipal".
A comitiva seguiu para as instalações do Grupo Desportivo Teixosense. Aí Carlos Pinto pôde ouvir pela boca do presidente do Grupo, Hermínio Real, a preocupação pela falta de verbas para concluir a sede, iniciada há cinco anos. O Governo havia prometido seis mil contos para a conclusão das obras, mas esse valor não chegou aos cofres do grupo.
O Município vai então financiar os 9 mil contos necessários, 3 de imediato, e os restantes 6 em breve. A obra vai já nos 33/34 mil contos, 14 dos quais financiados pela edilidade. "Trata-se de uma obra com a mesma importância que tem a Casa das Artes para os portuenses", afirmou o edil. A inauguração está marcada para 24 de Junho, dia de S. João.
O dia terminou com a inauguração do Jardim Público de S. Salvador e a visita à Fundação Anita Pina Calado. "Um dia de sucesso, com muitos investimentos", concluiu António Carriço, presidente da Junta de Freguesia do Teixoso.

Mais 217 habitações em estudo

"A acompanhar o desenvolvimento da cidade e da densidade populacional que acarretará", a Câmara Municipal entregou já neste mandato 48 habitações a munícipes, afirmou João Esgalhado. A par destas, no Bairro da Alâmpada, a edilidade construiu outras 52 habitações sociais, que serão entregues em Junho deste ano.
O Tribunal de Contas está actualmente a estudar a aprovação da adjudicação para construção de 77 fogos no Bairro da Biquinha, 24 destes estão destinados a funcionários camarários e os restantes 53 à população em geral. Dentro de um ano e meio esta obra deverá estar concluída. Está igualmente em elaboração um projecto similar para 140 famílias no Tortosendo. Sobre estes investimentos, o presidente do INH felicitou as Câmaras e Juntas de Freguesia de todo o país pelo "vasto trabalho desenvolvido em articulação com o poder central, que vem dar resolução à precariedade e insuficiência em que vivem as populações". "Em três ou quatro anos foram investidos dezenas de milhões de contos pelo Estado, numa média de 10 mil fogos por ano", reiterou.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda