.


.

 


Diálogos Raianos analisa a delimitação da Península Ibérica e a evolução dos seus dois povos


Lançamento no dia 19
"Ensaios" reflectem
a Beira Interior

POR SUSANA FREITAS

Com o objectivo de dar a conhecer a Beira Interior surge, após três anos de investigação, a obra "Diálogos Raianos - Ensaios Sobre a Beira Interior". O lançamento oficial terá lugar amanhã, em Coimbra, no âmbito do Congresso de Sociologia. O livro retrata várias realidades de um Interior desconhecido, sobre o qual vale a pena reflectir.

Numa caminhada que passa pela história, pela demografia, pela sociologia e pela antropologia, entre outras áreas, este livro pretende levar o Interior a todo o País. Estabelecendo uma comparação entre o território português e o território espanhol, pretende também destacar as suas dicotomias e as suas semelhanças.
Assim, dividido em seis partes, e composto, ao todo, por 14 artigos, muitas são as razões para ler este livro. Viajando através da história, "Diálogos Raianos" apresenta a questão da delimitação de fronteiras na Península Ibérica, analisando os modos, por vezes iguais, por vezes diferentes, de crescimento dos seus povos. São abordados, também, os centros do poder político, religioso, económico e cultural no interior Beirão. Analisado o espaço português desde a década de sessenta até noventa, esta obra equaciona o despovoamento do Interior em função do êxodo rural para as cidades. A prática agrícola é abalada e as aldeias tradicionais vêem-se condenadas a desaparecer, dando lugar a novos espaços de vida.
O envelhecimento da população na Beira Interior, bem como em Salamanca, reflectem a necessidade de tomar medidas não apenas materiais, mas também sociais.
O livro termina com um estudo etnográfico e sociológico da freguesia de Cortes do Meio, na Covilhã, e lança um olhar sobre o urbanismo da cidade. Assim, analisando as novas formas de oferta e procura, a Covilhã é estudada desde os seus novos pólos comerciais até a forma como as pessoas reagem a estes espaços. Destaca-se o caso do Monteverde Shopping, um espaço destinado ao comércio, mas também ao passeio e ao lazer.
Isto é apenas um pouco do muito que em "Diálogos Raianos" - que conta com colaborações de investigadores da UBI e de outros estabelecimentos de ensino - se pode encontrar.
Fruto de um projecto de investigação da Universidade da Beira Interior (UBI) em parceria com a Universidade de Salamanca e com os Institutos Politécnicos da Guarda e Castelo Branco, este conjunto de ensaios raianos serão lançados amanhã, em Coimbra, durante o Congresso de Sociologia que aí se realiza durante a semana.
Organizado por Donizete Rodrigues, docente da UBI, a obra conta ainda com a participação de vários autores. Entre eles, destacam-se alguns docentes na UBI, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e do Instituto Politécnico da Guarda.
"Diálogos Raianos" teve os patrocínios da FEDER, do Programa Interreg II e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.





.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda