.


 

.


Associação Desportiva da Estação
oferece jogadores ao Porto

POR ANTÓNIO VERÍSSIMO

Desta vez são três os jovens que deixam a Covilhã para se aventurarem na cidade Invicta. Daniel Toste, Real e Flávio Cunha, todos juvenis da ADE, partiram na última quinta-feira rumo às Antas para treinarem com o Plantel Juvenil dos Dragões.
Alegria e confiança transparecem no rosto dos dirigentes da ADE. Aliás o coordenador das escolas de futebol do clube da linha dos comboios da Covilhã, professor Cruz, está convicto que os juvenis covilhanenses vão triunfar. "Eu sei que dois deles têm valor para ficar. Tecnicamente são bons, se não tiverem o azar de sofrer lesões prematuras, são promessas de futebol português ".
Para o pai de Flávio Cunha, António Manuel, técnico de contabilidade, ver um filho de 16 anos longe da família é uma situação complicada, "mas não coloco entrave naquilo que ele decidiu que é jogar futebol - está à vontade e nem me vou meter nas negociações da sua carreira. Estou contente, e ao mesmo tempo, indeciso porque em primeiro lugar estão os estudos e depois o futebol".
Contas complicadas para o Sr. António que, possivelmente, vê o filho abandonar o 11º ano para se aproximar com paixão aos relvados da bola.
O espião do Benfica - observador dos futebolistas que actuam no campeonato distrital de Castelo Branco - lembra que este ano, se integrou, no clube da Luz, na equipa dos iniciados, Óscar Menino, também fruto das escolas da ADE.
Para o professor Cruz a ADE tem sido um viveiro de futebolistas regionais e nacionais - o Sporting da Covilhã, o Sport Lisboa Benfica, e o Futebol Clube do Porto confirmam-no, e justifica-o apontando nomes como Joanito, jogador carismático da Covilhã e actual treinador adjunto do clube serrano, Valesim; Rebordão, no Boavista; e Hugo Carvalho, no Benfica, entre muitos outros.
A direcção da Associação da Estação garante que não tem ganho muito com as transferências. Entretanto afirma que é compensada com materiais desportivos e, nalguns casos, monetariamente, sem especificar as quantias, que, segundo o Presidente Victor Rebordão, não ultrapassam os 200 contos.
A ADE que está a comemorar os seus 24 anos de vida, já tem programado para o final do mês de Abril um Torneio Internacional de futebol de 7. Santander da Espanha; Futebol Clube do Porto B e Benfica B são os principais participantes.
Igualmente, nesta data, o grupo da Estação pretende lançar a primeira pedra para a construção da sua Sede e a remodelação do campo de futebol.
Festa não falta, até porque os séniores da ADE estão ainda a festejar, no seu primeiro ano, a subida da segunda para a primeira divisão distrital de Castelo Branco.





 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda