.


.

 


Pedro Guedes de Carvalho


Crónica do Midwest I
Imaginem a Universidade do Porto
com um mouro como mascote

Imaginem que uns anos depois da criação da Universidade do Porto, o Senado escolhia a figura de um Mouro para mascote da Universidade. Imaginem ainda, que passado século e meio havia mouros que viviam em Portugal e se revoltavam contra a sua utilização. Pois bem, no Midwest a Universidade de Illinois criada em 1867, adoptou como mascote, em 1926, o Chief Illiniwek com o argumento de prestar uma homenagem aos índios que outrora viviam em Illiniois.
Para além de o desenho da mascote constar em tudo o que é sítio (voltarei a isso), há ocasiões (tendencialmente menos frequentes) em que alguém se veste de índio Illini e executa algumas danças públicas, no Quad - que é o principal rectângulo de edifícios departamentais do Campus - e noutras comemorações culturais e desportivas.
Pois bem. Ligada a TV de manhã cedo para ouvir as notícias locais e saber o tempo que vai estar durante o dia, apercebo-me que estavam a transmitir em diferido, o debate organizado pela Universidade no dia anterior, para discutir se se devia ou não fazer desaparecer essa mascote na sequência das enormes pressões que estavam a ser movidas de há uma dezena de anos a esta parte, oriundas de fora e dentro da Universidade. A urgência do debate foi o resultado da tensão interna existente após uma tomada de posição pública emitida pelos "chefes" dos departamentos de Antropologia, de Línguas e de outras organizações de defesa das minorias existentes no âmbito da Universidade.
Sem querer tirar conclusões e esperando que esta descrição estimule os leitores, dividirei a crónica em duas partes. Nesta primeira, procurarei indicar os argumentos dos grupos a favor da manutenção da mascote Chief Illiniwek.
1- foi criado em honra dos índios Illini
2- os seus fãs respeitam-no genuinamente e admiram-no
3- o chefe Illiniwek inspira respeito e devoção até
4- alguns índios americanos apoiam o seu uso como mascote
5- os últimos Illini foram cercados e morreram em Starved Rock, não se deixando render aos seus inimigos. Não existem mais Illini e por isso sem o seu chefe esses índios seriam esquecidos
6- o chefe da tribo de Peoria disse em 1993 que não tinham qualquer objecção ao uso do cefe Illiniwek
7- A dança e roupas utilizadas são autênticas
8- Sem o chefe Illiniwek os antigos alunos não fariam donativos a Universidade
9- Os críticos dizem que é uma forma de racismo. Mas ele não é uma caricatura e não actua como um tolo
10- Sem o chefe Illiniwek, os estudantes e os fãs de desporto não tinham qualquer outra forma de expressar o seu espírito de Escola.





.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda