.


 

.


Música coral em Idanha-a-Nova
Orfeão Universitário do Porto no Centro Cultural Raiano

O Centro Cultural Raiano foi palco na última quarta-feira da actuação do Orfeão Universitário do Porto, que interpretou várias obras integradas nas três grandes vertentes do seu repertório: coral, etnográfica e académica.
Fundado em 1912, por um grupo de estudantes entusiastas e defensores do papel da instituição universitária na formação complementar, o Orfeão Universitário do Porto tem desenvolvido um vasto conjunto de trabalhos, fruto de recolhas etnográficas, realizadas em várias regiões do País, iniciadas em meados da década de 30. A sua importante acção cultural não tem sido ignorada, de modo que já foi distinguido, entre outras, com a Medalha de Mérito Artístico da cidade do Porto e com as de Comendador da Ordem da Instrução Pública, Comendador da Ordem de Benemerência e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
Actualmente, o Orfeão é constituído por quase 200 estudantes, das várias faculdades da Universidade do Porto, primando por ser o único organismo de cariz extra-curricular desta instituição que aglomera alunos de todos os quadrantes académicos. O Orfeão tem sido um veículo privilegiado da música coral e da cultura portuguesa, tanto no nosso País como no estrangeiro, tendo já actuado nos Estados Unidos, Brasil, Venezuela e Índia, entre outros.

Cavalhadas do Rosmaninhal

No mesmo dia, quarta-feira, foi inaugurada a exposição "Cavalhadas do Rosmaninhal", da autoria do fotógrafo Valter Vinagre, também patente no Centro Cultural Raiano.
A exposição é constituída por um conjunto de 30 imagens, que retratam as festividades de São João do Rosmaninhal, onde as cavalhadas se assumem como uma das tradições singulares de Idanha-a-Nova. Realizado no ano passado, o trabalho fotográfico de Valter Vinagre desenvolveu-se em paralelo com uma leitura antropológica da festa, realizada por Teresa Perdigão.
Através destes dois olhares, podem-se observar os gestos, o esforço e o empenho de uma comunidade que procura manter os traços que a caracterizam.

NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda