.


.

 


Pedro Guedes de Carvalho


Crónica do Midwest II
Imaginem os Mouros
a aparecer em Coimbra!!!

Depois de apresentados os argumentos maioritariamente utilizados em defesa da manutenção do Chief Illiniwek como mascote de uma Universidade, vou procurar nest segunda crónica, mostrar como um episódio destes pode ter tido tão elevada repercussão na vida de uma Universidade de 40.000 alunos. Com efeito à volta desta questão, imensos artigos do jornal diário da Universidade lhe foram consagrados, programas de Tv local e noticário nacional, assim como a necessidade de convocar um grande Meeting para ouvir diferentes opiniões para que o "juíz" possa deliberar em Agosto próximo, com base numa síntese das principais declarações proferidas e gravadas.
Tive o cuidado de recolher opiniões em directo, de estudantes e diversas pessoas que estavam no Quad nesta sexta-feira 14 de Abril, durante a manifestação que trouxe um número imenso de indíos de todas as partes dos EUA. A sensação de estar num Campus mobilizado para discutir esta questão, foi-me extraordinariamente estranha sem dúvida. Não estava habituado a que tanta gente se juntasse e mobilizasse para discutir um assunto que me parecia de menor importância à primeira vista.
Mais do que isso, as pessoas que estão contra, admitem com grande simplicidade que aqueles que estão a favor são sinceros, mas sofrem de uma enorme falta de cultura e conhecimentos da história dos nativos americanos, vendo, na mascote, uma forma de encontrarem uma identificação, mas que, segundo eles, radica numa base claramente de marketing, defesa de tradições para não verem o real problema: a feroz competição entre Universidades que amedronta pais, alunos e futuro, quanto ao financiamento da Universidade. Com efeito a mascote é utilizada em produtos vários que vão das camisolas, T-shirts, roupa desportiva, casacos, até coisas de uso mais corrente como sejam copos, pratos, porta-chaves e até papel higiénico!
É sem dúvida uma questão de conflito entre interesses económicos e culturais que está em discussão.
Ficam então os argumentos do grupo que defende a abolição desta mascote, com a substituição por um outro símbolo, mais ligado às questões de Illinois, como seja por exemplo a defesa das pradarias contra os fogos de Verão.
1- a criação do Chefe Illiniwek foi só criado em 1926 e não desde início, com fins de marca e entretenimento
2- se bem que não menosprezem a afeição que os fãs têm pelo Illiniwek dizer que isso é o mesmo que respeitar o povo índio é um raciocínio falacioso
3- a reacção é apenas de Illinois, porque outras Universidades baniram completamente a apresentação do Illiniwek das suas performances
4- se bem que haja alguns índios que não se importem a esmagadora maioria é contra e condenaram a mascote e o Congresso nacional dos Índios americanso listam entre as suas 17 maiores reinvindicações o seu uso como mascotes e anti-difamação
5- não é verdade que todos os Illini tenham preferido morrer a entregarem-se, porque na realidade sabe-se que os últimos 132 Illini foram forçados a ir para Oklhaoma (primeiro para o Texas) em 1833. É uma hipocrisia defendê'los depois de os terem expulso. E isso deverá fazer parte dos livros de ensino, de aulas e de museus.
6- Os líderes que não se opuseram na altura, ouviram pela primeira vez falar de Illiniwek pela TV de Champaign Urbana e pediram desculpas publicamente por ignorarem a história, estando hoje a favor da retirada desse símbolo como mascote
7- A dança e música utilizada é uma resultante de filmes de cowboys. As danças e rituais religiosos haviam sido banidos. Enquanto os alunos de Illinois dançavam os próprios índios tinham sido proibidos de o fazerem. Só em 1934 é que os índios puderam dançar de novo livremente sem medoi de serem punidos
8- Não há evidência real de que todas as Universidades que já retiraram mascotes do género tenham sofrido fortes revezes económicos
9- Romantizar um grupo de pessoas é tão estúpido como qualquer outro tipo de estereotipos e impede a compreensão e sua aceitação. A Universidade ao aceitar esta mascote está a admitir que os índios desapareceram para sempre, o que não é verdade porque o povo índio existe e vive integrado como qualquer outro.
10- Um símbolo é um emblema gráfico que suporta um conjunto de valores que são difíceis de descrever. Os valores que o chefe Illiniwek pretende representar são a coragem, a capacidade de sacrifício, o espírito de escola e o patriotismo: Ninguém duvida disso, apenas achamos que um novo símbolo que não denigra qualquer ser humano poderá representar esses valores ainda melhor.
Parece pouco relevante, mas tudo isto foi amplamente discutido e sobretudo utilizado como uma forma de enriquecimento cultural e aprendizagem. Curiosamente, ao falar com as pessoas no Quad, também tive a clara percepção do que são os novos caciques de hoje. A vocês não sei, mas a mim deu que pensar...





.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda