.


 

.


Sanicobe e autarquia chegam a acordo
Mercado do gado volta
na próxima semana

Parece ultrapassado o problema que opunha a Sanicobe à autarquia fundanense. O mercado de gado regressa em força já na próxima quarta-feira.

A Sanicobe (Associação de Defesa Sanitária) e a Câmara Municipal chegaram, na terça-feira, 11, a um acordo relativamente à realização do mercado de gado no Fundão, dentro das instalações daquela Associação.
A autarquia referia que não podia subsidiar esta organização e a Sanicobe, por sua vez, defendia que esta era uma competência camarária. Os responsáveis pela associação chegaram a ameaçar a autarquia com uma manifestação frente ao edifício da Câmara, caso a situação não se resolvesse. Esta semana, ficou acordado que a Sanicobe vai reactivar as feiras de gado nas instalações do Parque de Leilões, na Zona Industrial do Fundão. Para isso a Câmara vai isentar a Associação do pagamento das águas, (um valor na ordem dos 70 contos por mês), vai pagar, por cada mercado, uma prestação de serviço no valor de 75 mil escudos e vai ceder o terreno adjacente para construção de um parque de estacionamento, o qual terá que ser vedado e terraplenado.
Bruno Ribeiro, presidente da Direcção da Sanicobe, salienta que, desta solução, ninguém sai vencedor, nem vencido: "Houve apenas uma cedência de ambas as partes". Por sua vez, o vice-presidente da autarquia, José Soares, esclarece que esta solução não passa pela atribuição de um subsídio, mas sim pelo "pagamento de um serviço que a Sanicobe vai prestar em vez da Câmara". José Soares salienta ainda que esta medida significa que o processo foi analisado em termos de custos e benefícios sócio-económicos, e reverteu unicamente a favor dos munícipes.
Os mercados de gado recomeçam na próxima quarta-feira, 26, e, a partir do mês de Maio, as Feiras Sanitárias realizam-se todas as segundas e quartas-feiras. Nas outras segundas-feiras continuam a realizar-se os leilões de gado.

NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda