.


.

 


Por enquanto, a boneca virtual não passa de um projecto impresso e colado atrás da porta de entrada do atelier


Uma produção do Atelier Multimédia
Boneca Virtual

POR FILIPA COSTA

O Atelier está a criar uma boneca virtual que irá conduzir os novos alunos a todo o universo do multimédia.

A ideia de criar uma boneca virtual surgiu como consequência de todo o desenvolvimento que se está a notar no mundo da multimédia. O atelier de audiovisuais da Universidade da Beira Interior, situado no polo IV e coordenado por Rui Garcia, criou este projecto, tentando agarrar as novas tecnologias, que são utilizadas para dar a conhecer o seu funcionamento.
A boneca interactiva irá dizer o que o atelier faz. Trata-se de um atelier de experimentação e aplicação de todas as matérias leccionadas no âmbito das disciplinas de Atelier de Comunicação Institucional e de Jornalismo.
No Atelier de Jornalismo a boneca irá explicar que tipo de equipamentos estão disponíveis, que software é utilizado, e ainda alguns dos trabalhos realizados pelos alunos.
No que diz respeito aos audiovisuais, vai executar sensivelmente as mesmas actividades, mas com uma condicionante, será introduzida a área de multimédia, um CD ROM e uma página para a internet. Esta última terá lojas virtuais, animação em 2D e 3D e um interface de 3D com imagens reais.
Rui Garcia pretende "dar uma nova dimensão ao espaço, tentando especializá-lo numa nova área, o multimédia. Pois a nível de audio-visuais já existe o CREA, que é um laboratório profissional, onde os alunos e as empresas da região podem ter um contacto mais aprofundado, mais amplo e específico na realização de filmes, do que aqui no atelier."

Realização de um projecto

A boneca multimédia estava projectada para os Dias da UBI, mas por por uma questão de tempo e falta de material não foi possivel apresentá-la nessa altura. O CD inicial iria ter os vários cursos relacionados com o atelier, onde os alunos poderiam obter as informações de que necessitam.
A boneca virtual ainda não tem nome, mas já tem corpo e cara.
Nuno Santos, um dos alunos envolvidos no projecto, fala com orgulho de um trabalho que já desde criança sonha fazer. "A boneca ainda está muito artificial, quero que ela fique o mais próximo possível da realidade. Quero que a boneca tenha uns movimentos mais naturais, pois quanto mais próximo estiver do padrão normal de mulher, mais perfeita ficará. Assim poderemos misturar estas imagens virtuais com imagens reais, com a qualidade de Spielberg."
O primeiro passo foi a criação da cara. Utilizaram moldes já pré-definidos e moldaram-nos consoante o gosto. "Puxamos o nariz, as bochechas, o cabelo, e a cara ficou como nós todos esperávamos que uma pessoa fosse. Claro que não somos deuses, mas penso que o resultado é agradável".
Depois entra o corpo, que foi a parte mais complicada de realizar. "Queríamos trabalhar com um corpo nú, com todos os seus aspectos naturais, só que fazer isso no atelier, com alunos sempre a entrar e a sair, não dava. Por isso vestimos-lhe um fato e a partir daí moldamos o corpo", afirma Nuno Santos.
Este projecto é trabalhado num grupo em que todos os envolvidos dividem as tarefas para tornar o tempo mais rentável. A data da entrada no activo da boneca virtual ainda não está marcada, mas espera-se que esteja pronta antes do próximo ano lectivo.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda