.


 

.


Contactos Estabelecidos
Politécnico coopera
com universidades brasileiras

O Politécnico da Guarda está empenhado em aprofundar os contactos com instituições de ensino superior de países de expressão portuguesa, nomeadamente com o Brasil.

O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), José Alves, desenvolveu, na primeira semana deste mês, vários contactos com as Universidades brasileiras de Potiguar, Pernambuco e com o Centro Federal da Universidade do Rio Grande do Norte (Natal), com quem aliás já tinha sido assinado um convénio de cooperação.
Para José Alves, as perspectivas que se abrem com a efectivação destes protocolos são da maior importância para o relançamento do Instituto Politécnico da Guarda no meio internacional. A escolha do Brasil prende-se, segundo o presidente, com o facto de ser "um país que fala português", proporcionando "enormes vantagens resultantes da utilização da mesma língua".
De acordo com José Alves, os programas de intercâmbio de estudantes ao nível comunitário "ficam muitas vezes desertos, devido ao problema da língua. "Os alunos do Politécnico da Guarda têm ido, fundamentalmente, para Espanha e para França. Tem havido alguma dificuldade em enviarmos alunos para Inglaterra, para a Dinamarca ou para a Alemanha, devido, exactamente, ao problema da língua. Nesta perspectiva, com o Brasil e outros países de expressão portuguesa, esse problema está ultrapassado", confirma.

Moçambique e Angola "na calha"

Nos projectos do presidente do IPG estão já algumas parcerias com países africanos de expressão portuguesa. "Há contactos estabelecidos, com Moçambique e Angola, porque entendemos que é da mobilidade destas parcerias que pode resultar uma mais valia para todo o processo de ensino", justifica José Alves.
As relações com o Brasil estão já a dar resultados práticos e, actualmente, encontra-se no IPG um professor da Universidade do Rio Grande do Norte, instituição para onde foi, por um período de três meses, um docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda. Desta Escola saíram, há uma semana, dois alunos de Engenharia Informática que foram fazer parte dos seus estudos à referida universidade brasileira. Mais. Para o próximo mês de Junho está prevista a deslocação ao Politécnico guardense, de alguns docentes brasileiros. Uma visita que servirá para serem delineados novos campos de cooperação, sabendo-se que será dada particular atenção à área da educação ambiental.

NC / Urbi et Orbi

Turismo e Telecomunicações
Nova Escola em Outubro


A Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (ESTT), do Instituto Politécnico, deverá iniciar o seu funcionamento no próximo mês de Outubro, na cidade de Seia.
O Presidente do Politécnico da Guarda, José Alves, apresentou, na última semana, ao Secretário de Estado do Ensino Superior, José Reis, a proposta de nomeação do Director da ESTT. A escolha recaiu sobre João Braz, ex-presidente do Conselho Directivo da Escola Secundária de Seia. Naquele estabelecimento começa a ser leccionado, em Outubro, o curso de Turismo, até agora era ministrado na Escola Superior de Educação da Guarda. O curso de Turismo Ambiental e Rural é outro dos previstos para a ESTT, onde funcionará, também, Gestão Hoteleira.
De acordo com José Alves, a construção do futuro edifício da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações deverá começar ainda no corrente ano.








 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda