.


 

CGTP-IN organiza comemorações do 1º de Maio
Protestar em festa

POR CATARINA MOURA

A chuva que caiu durante todo o dia, alheia às convenções humanas, circunscreveu as celebrações do primeiro de Maio ao Teatro-Cine. Foi nesta sala, quase lotada, que a Central Geral de Trabalhadores Portugueses (CGTP), entidade responsável pela organização dos festejos deste ano na Covilhã, levou a cabo uma festa-comício que pretendia conciliar "o convívio e o espectáculo com o protesto, a exigência e a luta".
A actuação dos "Bombos da Casa do Povo do Paúl" e do agrupamento de Música Popular Portuguesa "Quadrilha" animaram o público presente, que pelo meio aplaudiu o discurso aceso e entusiasta do coordenador da União de Sindicatos de Castelo Branco, Luís Garra.
No ano em que a CGTP completa 30 anos, o dirigente defendeu um sindicalismo moderno, revitalizado, actuante, capaz de "lutas profundas e fundamentais para a sociedade portuguesa".

"Em Portugal ganha-se muito pouco"

"Em Portugal vive-se mal. Em Portugal ganha-se muito pouco". Por isso mesmo, Luís Garra defende que os sindicatos têm que se impor cada vez mais como uma força opositora, capaz de criar na consciência colectiva a necessidade de lutar. Por um emprego de qualidade, estável e remunerado. Por um maior poder de compra, que os baixos salários e os aumentos dos combustíveis e, consequentemente, do gás, dos transportes, dos juros dos empréstimos, das rendas da casa, dos medicamentos..., vieram deteriorar. Por horários de trabalho cada vez mais próximos das 35 horas semanais. Pelo aumento das reformas e pensões. Pela redução do trabalho precário. Pela formação contínua e qualificada. "Lutas profundas, pelo direito à dignidade e a uma vida melhor. Em democracia a minoria submete-se à decisão da maioria. E é isso que no futuro sucederá em todas as empresas."
O discurso de Luís Garra terminou entre aplausos, que se prolongaram à actuação quente e alegre dos Quadrilha, cuja música melodiosa e sem pretenciosismos artificiais relembrou ao público que o dia era de festa e de descanso.

PODE LER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO EM

Marcha pedestre e Corrida 1º de Maio
Manhã desportiva em homenagem
ao Trabalhador
»TEXTO»

O operário e a greve na Covilhã do passado
Figuras de estilo »TEXTO»

Trabalhadores em luta por melhores salários e condições de trabalho
Greves paralisam sectores fundamentais »TEXTO»

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda