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O atraso da construção é atribuído à indisponibilidade dos docentes


Cinco anos após a primeira peça
Sagres descola em 2002

O responsável pelo projecto de construção de um avião pelo curso de Engenahria Aeronáutica da UBI, baptizado de Sagres, acredita que a máquina pode levantar voo dentro de dois anos. Neste momento, tudo depende das negociações a decorrer entre o departamento de aeronáutica e uma empresa do mesmo ramo.

Estão em curso as negociações entre o departamento de aeronáutica e uma empresa do ramo com o objectivo de trazer à Covilhã um profissional para orientar a construção do Sagres. Pedro Gamboa, responsável pelo projecto, não revela nomes, mas garante que "se tudo correr bem, em dois anos o Sagres está pronto".
Segundo este docente "dentro do horário estabelecido, o orientador irá dedicar-se exclusivamente ao acompanhamento dos alunos que participam na construção".
Com esta estratégia ultrapassa-se uma das causas do atraso da construção deste protótipo nos dois últimos anos, a indisponibilidade dos docentes para orientarem os alunos. " O trabalho é muito para professores e assistentes, e há falta de tempo para coordenar um projecto extra-curricular", explica Pedro Gamboa.
No entanto, o problema do financiamento do projecto mantém-se: "Contamos só com o orçamento do departamento, que já é limitado para as necessidades do curso, e portanto insuficiente para nós".

Tudo pronto em 2002

O novo orientador, a concretizarem-se as negociações em curso, juntar-se-á a Pedro Gamboa e Miguel Angelo Silvestre, responsáveis pela condução do projecto; e ainda seis alunos. Estes serão convidados a participar, tendo em conta os conhecimentos e a capacidade de trabalho demonstrada.
O grupo de trabalho terá a seu cargo a finalização do projecto e a conclusão da construção. "O Sagres é um protótipo e como tal é construído à medida que se projecta" esclarece Pedro Gamboa. A organização de um arquivo documental de todo o processo será outra das suas funções, essencial para a máquina conseguir a certificação do Instituto Nacional de Aviação Civil.

Cinco anos de vida

O projecto Sagres nasceu em 1995, pela mão de Cláudio Barros, da Universidade Federal de Minas Gerais, professor da cadeira de Projecto do curso de aeronáutica da UBI. A decisão de concretizar um avião monomotor foi idealizada no âmbito desta disciplina, "que une professor e alunos num objectivo comum". Em Setembro desse ano são montadas as primeiras peças, sete meses depois da ideia ter surgido. Em 1997, junta-se ao projecto o professor Rogério Pinto Ribeiro, que dedicou ao Sagres todo o seu tempo livre, orientando as técnicas de construção até princípios de 1998.
A sua saída da UBI "marcou o início da crise do projecto". Desde então, Pedro Gamboa e Miguel Angelo Silvestre, ajudados por três alunos, tomaram a responsabilidade pela continuidade.

Cristina Mendes






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