.


 

Curso de Comunicação muda de Pólo
Estudantes de malas aviadas

POR RUI LOPES

Aquilo que parecia ser um rumor é já uma certeza. Foi dado provimento, durante a passada semana, à transferência do curso de Ciências da Comunicação do Pólo IV para o Pólo I da Universidade da Beira Interior. A falta de espaço parece ser uma das razões da mudança.

Tudo parece ter começado quando a UBI resolveu abrir dois cursos na área da comunicação: Design e Multimedia e Design de Vestuário e Têxtil, que viriam a ser fixados no Pólo IV da Universidade. Porém, a falta de espaço desse local apressou o processo de mudança de instalações das duas novas licenciaturas e ainda do curso de Ciências da Comunicação, que a partir do próximo ano lectivo fará companhia aos outros dois no Pólo I.
Porém, esta mudança não passa apenas por aqui. Segundo José Manuel Santos, director do curso de Ciências da Comunicação, outras razões estiveram na base desta decisão. " Primeiro que tudo, o nosso curso tinha as medidas ideais para ocupar este espaço, tanto a nível humano como material... aliando tudo isso à falta de espaço que existiria com a abertura de mais dois cursos nesta área, o problema com a passagem para o Pólo I ficaria provisoriamente resolvido."
De referir que com a criação destas novas licenciaturas será criado um departamento autónomo que incluirá também o curso de Comunicação.
No que diz respeito às instalações a ocupar no Pólo I, as mesmas ficarão situadas na fase II, junto à parada. Também o Atelier que funcionava no pólo IV será transferido para aquele local, sendo criado em sua substituição um novo espaço que servirá os cursos que ficarão a operar naquelas instalações.
Paralelamente, começarão a funcionar dois laboratórios, um de som e outro de imagem, que estão envolvidos no projecto de ampliação do CREA para as instalações da nova Biblioteca (que dentro de algum tempo irá funcionar num edifício que se encontra agora em construção), tudo isto junto à parada.
Os alunos de Ciências da Comunicação estão satisfeitos com a mudança. É o caso de Carmen Martins, do 2º ano, que refere: "se tudo aquilo que foi prometido durante este processo em relação ao nosso curso for cumprido acho que a mudança será muito boa e os alunos só vão ficar a beneficiar com ela".
O próprio Núcleo de Estudantes de comunicação, Ubimedia, terá novas instalações, uma vez que ficará a ocupar o espaço deixado livre pelo Núcleo de Engenharia Civil.
No entanto, dentro de três anos, de acordo com as previsões da Reitoria, estes cursos mudarão novamente de instalações, para o edifício anexo ao Ernesto Cruz, cuja construção deverá terminar em 2004.

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda