.


 

Semana Académica está de volta à UBI
James na Covilhã

A banda inglesa é cabeça de cartaz na Semana Académica da UBI, este ano. Um sonho da AAUBI concretizado. Clã e Ornatos Violeta, duas das mais carismáticas bandas portuguesas, juntam-se à festa. Quatro dias de farra com motivos de sobra para os ubianos esquecerem aulas, exames e noites de sono repousante.

Está a chegar mais uma semana académica. Com início a 16 de Maio, terá a duração de quatro dias. A exemplo do que aconteceu o ano passado, a aposta privilegia a qualidade das bandas. A grande novidade é a presença dos James. Depois de várias tentativas goradas, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) conseguiu trazer uma banda internacional de renome à Covilhã. "É a concretização de um objectivo", confessou ao Urbi Pedro Ramos, da secção cultural da Associação.
A banda inglesa fecha com chave de ouro a semana no dia 20. No entanto, as restantes noites oferecem motivos de sobra para os ubianos festejarem. É que também os Ornatos Violeta fazem a sua estreia nas noites académicas da Covilhã. Repetentes mas sempre bem vindos, são os Clã. Com o novo single nas rádios prometem aquecer mais uma vez o Pavilhão da Anil.
A programação deste ano apresenta ainda algumas inovações. O festival de tunas, "Tokuskopus 2000", vai ser organizado pela orquestra académica Já B'UBI & Tokuskopus. Um acordo estabelecido entre a AAUBI e a tuna masculina da Universidade da Beira Interior. Além disso, o GICC-Teatro das Beiras também vai dar o seu contributo com os Encontros de Dança da Covilhã.
Estas iníciativas integram-se na semana académica numa perspectiva de valorização mutua. "Resultou de um entendimento entre todos. Temos que colaborar para uma melhor divulgação e adesão deste tipo de iníciativas", explica o representante da secção cultural da AAUBI.
Com um orçamento de cerca de 17 mil contos, Pedro Ramos sabe que as despesas de um evento deste género terão de ser cobertas pela bilheteira e pelos patrocínios. Por isso, faz um apelo: "É fundamental" afirma "que os apoios correspondam às expectativas".
O bilhete geral será de 2500 escudos para sócios e 3500 para não sócios. Contudo, não inclui o Festival de Tunas nem os Encontros de Dança. Os bilhetes para os concertos variam entre os 1000 e 1500 para os associados da AAUBI, e 1500 ou 2000 escudos para o restante público. Com o bilhete único para os concertos, a Associação espera que "as noites sejam todas animadas".
À semelhança de anos anteriores haverá transporte gratuito entre o Pelourinho e o Pavilhão de Anil. As carreiras funcionarão entre as 21h30 e as 6h00. O desejo da AAUBI é "proporcionar três dias de música e espectáculo". Pedro Ramos finaliza: "Vivam e sintam a semana académica".

Semana Académica 2000

Dia 16 de Maio, Terça feira
Serenata no Largo da Capela do Calvário

Dia 17 de Maio, Quarta feira
Festival de Tunas "TOKUSKOPUS 2000" no Cine-Centro

Dia 18 de Maio, Quinta feira
Encontros de Dança da Covilhã
no Teatro-Cine
Clã no Pavilhão da Anil

Dia 19 de Maio, Sexta feira
Ornatos Violeta no Pavilhão da Anil

Dia 20 de Maio, Sábado
JAMES no Pavilhão da Anil

 

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda