.


 

Semana interactiva
Feira do livro de Sociologia

POR SUSANA FREITAS

Proporcionar uma semana diferente foi o objectivo dos alunos de sociologia da Universidade da Beira Interior. Assim, além das Jornadas, realizou-se uma Feira do Livro entre 9 e 13 de Maio, bem como o lançamento de um jornal. Tudo para demonstrar "a qualidade e o espirito de iniciativa dos nossos futuros sociólogos".

Ao chegar ao 3º andar do pólo IV da UBI, muitos eram os livros que lá se encontravam. Essencialmente virada para a sociologia, esta feira contemplava também as áreas da Antropologia, da Psicologia e da Comunicação.
Sendo a segunda Feira do Livro realizada neste ano lectivo, Ana Caldeira, presidente do núcleo de estudantes de sociologia da UBI, explicou que "o objectivo era o de criar um espaço interactivo, inserido nas jornadas, onde as pessoas pudessem conviver e estabelecer contactos de uma forma mais próxima".
"O objectivo não foi tanto a venda, mas sobretudo o contacto". Todavia, venderam-se alguns livros, sobretudo nos primeiros dias.
O espaço foi concebido fundamentalmente a pensar naqueles que se encontram dentro da Universidade e que, muitas vezes, têm de se deslocar à procura dos livros.
"Nos primeiros dois dias, simultaneamente com as Jornadas, "foi muito difícil conciliar os dois projectos. Porém, contamos com a ajuda da livraria D'Ávila, que disponibilizou pessoas para tomarem conta da feira".

Lançamento de "Sociologias"

Além da feira, os alunos de sociologia lançaram também um jornal. "Este é o primeiro jornal do núcleo. Em princípio, era para ser bimensal. Contudo, este tipo de trabalho exige grandes esforços por parte de todos nós, e talvez seja melhor a edição de seis em seis meses" - salienta a presidente.
Intitulado "Sociologias", esta publicação comporta artigos sobre sociologia, cartas dos leitores, entrevistas, cultura e entretenimento.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda