.


 

Semana Portuguesa em França
Emigrantes "vibram"
com Rancho e Filarmónica

POR FRANCISCO DOS SANTOS CALADO*

A festa da comunidade portuguesa na vila de Saint Genis Laval teve duas colectividades unhaenses como intervenientes. Uma experiência inesquecível, com uma organização de "grande qualidade"

A Filarmónica Estrela e o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil, de Unhais da Serra, participaram em Saint Genis Laval, França, entre 28 e 30 de Abril último, sexta-feira a domingo, na "Grande Semana Portuguesa". Uma iniciativa da Associação Cultural local dirigida pela comunidade emigrante.
As duas colectividades unhaenses, muito bem recebidas em terras francesas, para além de participarem no Festival de Folclore, tiveram oportunidade de assistir a diversas actividades. Destaque para a exposição sobre o 25 de Abril, para a Feira de Artesanato, para a exibição de filmes portugueses e para o grande fogo de artificio. Antes do Festival, oportunidade para toda a comunidade ver os nove agrupamentos participantes, acompanhados pela Filarmónica Estrela, em desfile pelas principais ruas da vila.

"Magnífica recepção"

No final, o presidente da direcção do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil, António Santos, extremamente feliz, constata: "Estamos, naturalmente, muito satisfeitos pela magnífica recepção que os nossos emigrantes de Saint Genis Laval nos proporcionaram. Tanto no alojamento e alimentação, como na programação da nossa actuação, não houve qualquer falha". Quanto ao evento em si, António Santos não tem dúvidas: "Foi uma Semana Portuguesa de grande qualidade".
Opinião partilhada pelo regente da Filarmónica. "Não tenho palavras para descrever tudo o que aqui se passou. Apesar da longa e cansativa viagem, sentimo-nos reconfortados pela participação num acontecimento feito por portugueses e para portugueses", considera João de Oliveira. E conclui: "Os organizadores, por tudo o que fizeram, merecem os maiores aplausos. O que só demonstra que os nossos emigrantes não esquecem as suas raizes".

NC / Urbi et Orbi

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda