.


.

 


 

Próximo em Lisboa

Antes de se iniciar o debate, foi apresentada a candidatura do VI Congresso, a realizar já no próximo ano, que foi ganha, por unanimidade, pela Universidade Lusófona de Lisboa.
Sandro Sousa manifestou-se satisfeito com a eleição: "Acho que a Universidade Lusófona tem demonstrado uma grande capacidade de iniciativa. O projecto apresentado revela uma grande qualidade e podem contar com o nosso apoio".
Segundo Marta Luís, Vice-presidente da comissão, " a candidatura da Universidade Lusófona surpreendeu-me bastante, quer a nível de marketing da própria Universidade, quer a nível de conteúdos. Para além disso, é muito importante para o ensino particular e cooperativo ter uma das suas instituições na organização de um evento desta envergadura".

 

PODE LER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO EM

Escolas de Economia: problemas e soluções

Discutir os problemas existentes a nível do Ensino Superior e perspectivar soluções foi o principal objectivo desta palestra. Sendo o primeiro painel do Congresso, contou com a presença de Vasco Cardoso, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

Dimensão das empresas
e dos mercados

Num mundo que evolui com grande rapidez e no qual as distâncias são cada vez menores, esta conferência pretendeu lançar um olhar sobre a globalização da economia e a forma como esta evolução é feita. Estiveram presentes Braga de Macedo, ex-ministro das Finanças, um representante da Caixa Geral de Depósitos, e ainda Carlos Osório , docente da UBI.

Portugal XXI

Neste painel, o objectivo foi equacionar o futuro e perspectivar a realidade das ciências económicas. Antes de iniciar-se o debate, foi escolhido o destino do VI Congresso no próximo ano. Contando com a presença de Simões Lopes, Bastonário da Ordem dos Economistas e de Acácio Catarino, representante do ministro do trabalho e da solidariedade, esta foi a palestra com maior participação. 


Congresso na UBI
Economia e Gestão em debate

POR SUSANA FREITAS

ARealizou-se, na Universidade da Beira Interior (UBI), o V Congresso Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (VCNEEG), entre os dias 11 e 14 de Maio. Discutir os principais problemas existentes ao nível do ensino, bem como perspectivar os desafios que se avizinham foram alguns dos objectivos. Contudo, além do debate, o convívio foi essencial e a UBI, a Covilhã, e a serra revelaram-se acolhedoras.

Contando com a presença do Reitor da UBI, Manuel Santos Silva, e do vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, o Congresso iniciou-se pelas 15h00 do passado dia 11. A problemática existente na área do ensino, a economia social europeia, e a economia digital, foram algumas das questões focadas neste evento. Contudo, a perspectiva do futuro esteve sempre presente, de forma a equacionar os desafios que o novo milénio comporta, quer em termos de economia nacional quer mundial.
Segundo Santos Silva, " este tipo de iniciativas assume a maior importância, quer pela transmissão de conhecimentos, quer pelo contacto que se estabelece entre entidades e alunos". E Sandro Sousa acrescenta: " É extremamente gratificante podermos estar inseridos neste tipo de organizações, de modo a que possamos decidir os nossos interesses. Espero que sirva de estímulo nos próximos anos e que todos melhorem aquilo que possa estar errado".
Estiveram representadas nesta iniciativa a Universidade Católica do Porto e de Lisboa, a Universidade Lusófona, a Universidade Lusíada e os Politécnicos da Guarda, Leiria, Castelo Branco e Viseu, entre outras instituições.
Marques Santos, da Microsoft Portugal, Simões Lopes, Bastonário da Ordem dos Economistas; e Braga de Macedo, Ex-ministro das Finanças, foram alguns dos oradores presentes.
Organizado em parceria pelo núcleo de estudantes de Economia e pelo núcleo de estudantes de Gestão, este Congresso obteve o apoio da autarquia local, da associação académica da UBI (AAUBI) e da Universidade, contando com os patrocínios de diversas outras entidades.
Na sessão de encerramento, além do Reitor e do presidente do Departamento de Gestão e Economia, esteve presente o Coro Universitário da UBI, que procedeu a uma breve actuação.

UBI com fraca adesão

Embora o congresso tenha logrado concretizar muitos dos seus objectivos, Sandro Sousa, presidente da comissão executiva, manifestou-se desiludido com a fraca adesão dos estudantes da UBI: " É possível que tenha sido pouco divulgado. Porém, não podemos esquecer que nesta altura abundam frequências e trabalhos, factores que podem ter influenciado a pouca participação dos nossos colegas. Quanto às outras instituições, a adesão foi de encontro àquilo que estávamos à espera, pois a deslocação não é fácil e estamos em plena época da Queima das Fitas".
Sandro Sousa refere ainda que, "pela qualidade dos oradores e pela qualidade da organização estava à espera de mais".
Segundo Marta Luís, Vice-presidente da Comissão, " foram tratados temas importantes nas áreas de Economia e Gestão. Penso que teria sido mais positivo se as pessoas dessem mais importância a este tipo de actividades. O estudante universitário não é unicamente um indivíduo que se desloca para as aulas e volta para casa".
Para Luís Lourenço, presidente do Departamento de Gestão e Economia da UBI, " estamos todos de parabéns, particularmente pelo trabalho desenvolvido. Valeu a pena realizar este evento, porque todos os assuntos discutidos revelam-se actuais e importantes para todos nós".
No final, Santos Silva sublinhava: " Além da brilhante exposição, este congresso foi enriquecedor, quer em termos de intervenções, quer em termos das conclusões retiradas. Agora, resta seguir o exemplo e prosseguir rumo a outras iniciativas".

Convívio em alta

Além das actividades empreendidas no Congresso, o lazer e o convívio foram também importantes. Todos os dias, depois de jantar, a cidade abriu as portas aos visitantes, que aproveitavam a noite para conversar e estabelecer amizades. Segundo Marta Luís, Vice-presidente da Comissão, " dos participantes que vieram ao congresso, estiveram presentes a grande maioria. Da UBI estiveram alguns".
No entanto, o principal destaque vai para o convívio organizado na Serra da Estrela. " Foi pedido aos alunos de Ciências do Desporto para organizarem um conjunto de acções desportivas". Partindo por volta das 10h00, deslocaram-se até à zona da Varanda dos Pastores, onde realizaram as actividades. Entre elas, destacam-se a pratica de rappel, escalada e orientação. Após as actividades, que acabaram por volta das 14h00, seguiu-se o caldo verde e o frango no churrasco. Antes de voltarem à cidade, dirigiram-se até à torre, de forma a poderem contemplar a vista. " Ainda havia neve" - refere Marta Luís.
" Foi muito importante termos feito este dia de convívio, porque foi um dia em que as pessoas estavam mais descontraídas e, portanto, conseguiram conhecer-se melhor e conviver de uma forma menos formal. Além disto, foi bom porque pudemos mostrar às pessoas aquilo de belo que a nossa região possuí "- sublinha.

 






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda