.





O direito de participar
por Vasco Cardoso

A evolução natural destas estruturas em meios Académicos de média dimensão como é o caso da Covilhã, será no sentido de aumentarem cada vez mais a sua influência e intervenção nas cidades, nos seus ritmos, nos seus padrões de vida, na sua oferta cultural, na possibilidade de praticarem desporto e porque não nas suas tradições e ritos. Hoje, estas cidades já não são as mesmas, nem sem os seus estudantes, nem tão pouco sem as associações que os representam. A actual situação da AAUBI, é disso um exemplo crasso, uma estrutura que em cerca de dez anos cresceu exponencialmente quer na actividade que realiza, quer na expressão social que alcança.


Para trás é que é o caminho
por Pedro Homero

Até porque o presente cheira demasiado a ficção para ser realidade e o futuro parece que já chegou mesmo e eu tenho preguiça e não estou para aturar todas as geringonças pós-pós-powder-my-nose-modernas, e é tudo tão rápido, que rodopio, mas quem disse que eu queria isto tudo, vamos lá acalmar, para trás é que é o caminho. Para mim, bien sur.
Mais calma. Mais devagar. Um passo de cada vez. Cada dia, um dia. Não estou para ser engolido no vortex RGB. Quero regressar ao tempo em que os objectos e o tempo eram mais verdadeiros. Em que um disco era em vinil e não em cd e por isso não era reproduzível. Boa Benjamin, agora começas a fazer sentido na minha cabeça (demorou...).


Fátima e a beatificação dos pastorinhos
por José Geraldes

O dia 13 de Maio de 2000 vai ficar na história do cristianismo em Portugal, como um marco de referência inevitável. A vinda do Papa João Paulo II expressamente para a beatificação dos pastorinhos videntes Jacinta e Francisco é o sinal máximo de credibilidade para Fátima.
O facto da beatificação aprovada, pelo Vaticano com base num milagre demonstrado pela ciência médica já impõe só por si as aparições da Cova da Iria, sem qualquer margem para ambiguidades. Embora se trate de aparições privadas, mesmo sem explicitação como dogma, a aprovação oficial da Igreja e a presença, primeiro, de Paulo VI a 13 de Maio de 1967, e agora pela terceira vez de João Paulo II, são elementos que desfazem todas as dúvidas.


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda