.


 

Projecto Vida distribui "kits" de sobrevivência nocturna
Agarrar a noite sem perder a vida

POR CATARINA MOURA

A mais recente campanha do Projecto Vida passou pela Covilhã. "Agarrar a noite sem perder a vida" foi o mote de uma acção nacional de prevenção às drogas, que passa pela distribuição de kits simbólicos. Para sobreviver e reflectir.

Uma noite agradável e uma esplanada cheia são o cenário ideal para pôr em prática a mais recente campanha do Projecto Vida, "Agarrar a noite sem perder a vida". E de quinta-feira a sábado foi em ambientes deste género, duplamente animados pelo espírito da Semana Académica, que esta campanha chegou à população jovem da Covilhã. A princípio desconfiados, foram aceitando os saquinhos que os rapazes e raparigas com t-shirts do Projecto Vida tinham para distribuir. E em breve já não havia mesa ou grupinho em que o conteúdo dos mesmos não fosse tema de conversa. Missão cumprida.
Castelo Branco, Viseu, Braga, Coimbra, Porto, Lisboa e Santarém foram as capitais de distrito escolhidas pelo Projecto Vida para accionarem esta campanha. Uma acção que este organismo de combate à toxicodependência apontou para espaços de divertimento nocturno, povoados por camadas etárias mais jovens.
"Agarrar a noite sem perder a vida" consistiu sobretudo na distribuição de kits de sobrevivência nocturna. O elo entre a entidade e a população foram 160 jovens de todo o País que o Projecto Vida formou e preparou para estabelecer contacto com o público e responder a questões imediatas sobre várias substâncias.

Ensinar para prevenir

Os kits eram pequenos sacos transparentes contendo vários objectos simbólicos, destinados não só a sobreviver às noitadas mas sobretudo a reflectir sobre elas. Dentro de cada kit estavam algumas ofertas intrigantes mas sempre úteis: um rebuçado, tampões para os ouvidos, um porta-chaves, um bilhete de autocarro, um credifone com o número da Linha Vida - SOS Droga [1414] impresso a letras gordas, uma tabela de cálculo provável de alcoolemia, mostrando até onde beber sem risco, e ainda um guia de sobrevivência às drogas e às noitadas. Com o mesmo título da campanha, este guia apela ao não consumo mas inclui também diversos conselhos e informações úteis sobre a utilização de drogas dentro de alguns limites considerados "seguros". Em poucas páginas e letras miudinhas fala da composição, dos efeitos, do modo de actuação das substâncias mais conhecidas e utilizadas, da sua interacção com outras e dos cuidados a ter para reduzir os riscos associados aos consumo de cada uma delas, ensinando ainda o que fazer em caso de problemas.
Terminada a primeira fase, a campanha vai agora a avaliação. Se os resultados forem tão positivos como se adivinha pela mostra que tivemos na Covilhã, a organização já anunciou que poderá retomá-la noutras ocasiões.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda