.


 

Depois de dois meses de chuva
Barragem do Viriato no máximo

POR SÉRGIO FELIZARDO*

A Barragem que abastece a Covilhã está cheia. Mesmo assim, os Serviços Municipalizados vão continuar a usar furos alternativos de forma a prevenir problemas no mês de Outubro

A Barragem Cova do Viriato, responsável pelo abastecimento de água à Covilhã, está na sua capacidade máxima.
A notícia foi avançada por Alberto Alçada Rosa, director dos Serviços Municipalizados da cidade, que, no entanto, admite a continuação da utilização de água captada em furos e minas alternativas. Uma medida em vigor desde o inicio do mês de Março (ver edição do dia 24), altura em que a ausência prolongada de chuva prometia causar graves problemas ao abastecimento das populações a curto e médio prazo. A chuva acabou por chegar "em força" e devolver à Barragem o nível mais adequado à época do ano.
O recurso a outras fontes vai continuar, explica Alçada Rosa, porque a questão da falta de água nunca se pode colocar em relação aos meses de Verão: "É o período posterior, principalmente Outubro, que poderá trazer problemas. Daí insistirmos na moderação nos consumos domésticos e continuarmos a fazer captações noutros locais".
Mais vale prevenir que remediar, por isso, conclui, o responsável pelo SMAS covilhanense, urgente é construirmos as novas barragens. "Até lá vamos continuar a viver, ano após ano, nesta incerteza".

*NC / Urbi et Orbi

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda