.


 

Na visita do Santo Padre ao Santuário de Fátima
Alunos da UBI entre a multidão

POR SANDRA CUNHA

A visita de João Paulo II a Fátima, no passado fim-de-semana, não passou despercebida aos estudantes polacos do projecto Erasmus que frequentam a Universidade da Beira Interior. Entusiasmados com a visita do seu compatriota ao ao Santuário, e falaram-nos da emoção que sentiram, da importância da religião nas suas vidas, assim como de algumas falhas da organização portuguesa.

Habituados à aventura, própria de quem vive um período de descoberta, o grupo de estudantes polacos da UBI fizeram-se à estrada em direcção a Fátima. A fama do Santuário além fronteiras, bem como, a importância dada à religião na cultura polaca fez com que esta estrada fosse tomada pela segunda vez. Todavia, o motivo era agora mais especial, o Papa ia lá estar, " o nosso Papa"- como referia Magda, estudante de eng. Civil.
A confusão no Santuário era enorme e as condições deixavam muito a desejar. Após a Procissão das Velas, e de uma noite mal dormida, a ansiedade de ver o Santo Padre pôs tudo a pé ás seis da manhã. " O momento de maior emoção foi quando João Paulo II apareceu"- disseram todos sem saber explicar bem porquê. Magda acrescenta " Senti algo especial porque ele é polaco e é como se fosse um de nós."
A importância de Karol Wojlta nas suas vidas é norme, como explica, Suavec, estudante de eng. Aeronáutica: " Ele é a pessoa mais importante da igreja, as suas acções sempre foram boas, mesmo antes de ser padre, todos o adoram, especialmente os cristãos."
Aquilo que mais surpreendeu Magda foi ver que ali se deslocaram pessoas de todo o Mundo, entre elas um reconhecido bispo da Polónia com quem tiveram oportunidade de partilhar as emoções na sua língua mãe. "Cada pessoa polaca que encontro aqui é como se fosse um grande amigo."
Entretanto, foram beatificados os pastorinhos Francisco e Jacinta, e a missa celebrava-se nas diversas línguas. Contudo, sempre que a língua polaca se ouvia os seus olhos enchiam-se com um brilho especial.
No que se refere á beatificação, já tinham ouvido falar das crianças, mas só em Fátima perceberam melhor do que se tratava. Quanto ao terceiro segredo, não se demonstram muito preocupados com isso, pois depositam muita confiança em João Paulo II, que "só revela o que não venha a causar problemas para a humanidade".

Problemas da igreja e da organização

A igreja atravessa uma altura conturbada no que se refere á forma como expõe a sua mensagem na sociedade contemporânea, o que tem afastado as pessoas. Todavia, para estes jovens a religião está bastante enraizada. Suavec diz que a religião tem uma importância grande na sua vida porque o ajuda a tornar-se uma boa pessoa. " Eu cresci com estas leis e direitos que agora tento seguir porque acho que as pessoas devem ter um guia nas suas vidas." Para ele a igreja Católica está a mudar e é a mais moderna que conhece no que se refere á sua fé, mas aquilo a que dá realmente importância é a sua relação com Deus. " Se eu tiver dúvidas é devido à minha fé e não por causa da igreja. A prova de que a ela está a mudar é que reconhece os seus defeitos e pede desculpa pelo que faz de mal."
Toda a polémica em torno do aborto originou um grande descontentamento relativamente à igreja Católica, mas Suavec refuta e diz que para ele tudo é muito simples: "Eu não gostava que a minha mãe me matasse , mesmo que não tivesse condições. Como é que se pode dar amor a um filho se antes se matou o irmão, isso é possível? Se a ajuda que damos aos que têm fome é prolongar-lhes o sofrimento, a solução é matar, então o problema é terem nascido, eu não consigo conceber isso."
Na Polónia, a organização de eventos deste género é feita de modo diferente: todas as pessoas adquirem bilhetes gratuitamente para que se possa controlar o número de indivíduos que vai estar presente. Depois, "não há tanta confusão e há mais condições higiénicas e de alojamento".
Durante a cerimónia distribuem panfletos com os cânticos para que todos possam acompanhar. Em alturas de calor como esta, distribuem-se gratuitamente garrafas de água nas ruas. "Aqui nem nos cafés havia água para lavar a cara, puxar o autoclismo, etc." - salienta Magda. Uma coisa de que esta estudante gostou foi da actuação da polícia, pois perante a confusão não foram tão rigorosos como no dia a dia.

O outro lado de Karol Wojlta

Este é o espírito que João Paulo II, cujo nome de baptismo é Karol Wojlta incutiu nestes jovens. Admiram-no muito não só pela sua postura relativamente à Igreja, mas também, pelo outro lado, o homem que gosta de estar rodeado de jovens, fazer sky, ir para as montanhas e de escrever poesia.
"A vida não faz sentido se não existir nada para além dela"- dizem. Suavec acrescenta que " o meu maior medo é descobrir que a minha fé não seja real, se isso acontecer, não sei em que ponto da minha vida estou. De resto, também tenho dúvidas, mas deixemos as plantas crescer e ver o quão bonitas se tornam." Finalmente, quando questionados sobre o Jubileu 2000, dizem que tal como o Papa que consideram mais deles do que nosso, "o importante é repensar todo o processo da igreja, da sua história e das nossas vidas, e este é o momento ideal."

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda