.




Vasco Cardoso


AAUBI:
eleições hoje


POR RAQUEL FRAGATA


Jorge Jacinto

 
A Associação Académica da Universidade da Beira Interior vai hoje às urnas. A votos está a proposta de uma lista única, encabeçada por Jorge Jacinto. A ideia global é a da continuação do trabalho da anterior direcção, da qual fez parte ocupando-se da secção financeira. Mais uma vez será feito o teste à participação dos alunos da Academia. Do universo de cerca de quatro mil, Jacinto confia numa votação de mil alunos.

 

Urbi et Orbi- Que percurso o trouxe à actividade associativa académica?
JJ-
Em Proença-a-Nova há uma cultura associativa que nasce com as pessoas e ajuda o desenvolvimento da região. O desenvolvimento cultural e desportivo passa pelos jovens e pelas associações da terra. É daí que vem a minha experiência associativa, fui três anos presidente associação de estudantes da Escola C+S de Proença-a-Nova , faço parte da direcção do Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova, sou presidente da Magna Academia da Pinha, que é uma associação que engloba estudantes universitários naturais da minha terra. Quando vim para a UBI fui tesoureiro do Núcleo de Estudantes de Física Aplicada e estive o ano passado na direcção da AAUBI na Secção Financeira. E aqui estou a candidatar-me à presidência da Associação Académica.

U et O- Como diagnostica a UBI, a AAUBI e a cidade da Covilhã?
JJ-
É um diagnóstico de saúde para os três, não acredito que se algum ficar doente os outros dois continuem de boa saúde. São indissociáveis. Há uma certa cumplicidade entre eles.

U et O- Quais os principais projectos da vossa lista?
JJ-
Há projectos novos mas que assentam sempre na linha da continuidade. A continuação do actual projecto para a AAUBI é importante, mas com outro embrulho, com novas caras e, claro está, com outra visão das coisas. Há certos projectos que ainda não estão estruturados mas há um com um certo alinhamento que é o Festival de Música Moderna, contamos que será em Março. Este Festival terá que ter o mesmo tratamento que tem a Semana Académica ou a Recepção ao Caloiro, na divulgação e dinamização da cidade para acolher a iniciativa, com um espaço próprio. No Desporto vamos continuar a evoluir para o desporto de manutenção e dar mais competitividade às modalidades que temos , para trazer mais troféus à Academia. Em termos pedagógicos vamos continuar o trabalho já desenvolvido e institucionalizar o "SAPO", Secretariado de Apoio Pedagógico ao Estudante, que funcionará no espaço da Associação no Pólo I e Pólo IV, com um horário fixo e com pessoas que ajudarão e indicar soluções para dúvidas que surgem ao aluno. Queremos também criar um Conselho Pedagógico que juntasse os alunos eleitos dos vários órgãos da Universidade para que todos, sem definir linhas de pensamento, chegássemos a um consenso e, com mais força, defendêssemos as posições e soluções para a resolução dos problemas.

U et O- Como se insere na vossa estratégia a criação de quadros profissionais dentro da AAUBI?
JJ-
Os quadros profissionais são muito importantes porque a Associação está feita para e à imagem dos estudantes, mas o volume e a importância que tem hoje exigem dos alunos que estão à frente dos destinos da Associação uma dedicação muito, e para a estrutura funcionar e facilitando as trocas de pasta é necessário que haja uma base de trabalho que se mantenha. Um Animador Cultural e um Técnico de Contas, para nos ajudar na implementação do Plano de Contabilidade Organizada, são uma ajuda fundamental em todos os campos administrativos. Será uma libertação para a AAUBI evoluir para outras áreas com mais perfeição e qualidade. Não temos estrutura financeira para isso, mas espero que durante este mandato tenhamos essas duas pessoas a trabalhar connosco.

U et O- Que projectos vão manter?
JJ-
Vamos apostar muito na Secção da Divulgação, queremos a participação das pessoas. Temos que acabar o mandato sem que nos pese na consciência a falta de participação, para isso vamos fazer tudo para atrair a atenção e a adesão dos estudantes. Faremos tudo para que esta apatia, que eu não acredito que exista, seja contornada. O nosso esforço nesta campanha está a ser exaustivo, gostávamos de passar a barreira dos mil votos. Será complicado. Cada voto é para nós uma percentagem de confiança, daí nascerá uma enorme vontade de trabalhar.

U et O- De que forma podem a AAUBI e a cidade interagir para progredir em conjunto?
JJ-
Da forma mais saudável possível. Só têm tendência a crescer. O crescimento da cidade é visível, não só em construção civil, mas também em cultura, desporto, estruturas e a própria mentalidade dos lanifícios. A cidade já se virou para uma cultura de academia, e a Associação tem sido um motor dessa viragem. O trabalho na dinamização da Sede vem no sentido de trazer a cidade até ela. Não queremos que seja uma Sede, nem uma Recepção ao Caloiro, nem uma Semana Académica exclusivamente dos estudantes. Queremos que sejam eventos académicos que envolvam a cidade, a cidade em festa.

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda