.





Deixai vir a mim
[a mesada d]as criancinhas!
por Jorge Bacelar

Já tentei. A sério: visionei a cassete com as aventuras do Ash à caça dos Pokémones, tentei perceber a taxonomia dos monstrinhos de bolso que a Nintendo nos anda a impingir. Li os cartões (750 mérreis a carteira de 3 - e tanto quanto parece, são mais de 150...). O filme em versão-cinema, as t-shirts, sapatilhas, porta-chaves e a restante parafrenália do merchandising está aí, a segunda cassete tem o lançamento marcado, etc., etc. Tudo by the book, como reza no Publicitor e no Mercator. Mas continuo sem perceber onde está o encanto da coisa. Já tentei explicações particulares com a minha filha (adepta convicta do fenómeno) que me tentou dar um curso intensivo e acelerado sobre o assunto, mas nada. Devo estar mesmo a ficar burro. E velho.


Marx e os três pastorinhos
por Paulo Serra

não podemos esquecer que foi uma religião - o Cristianismo - que introduziu a ideia mais perigosa e mais revolucionária de todas: a ideia de que, sendo filhos de Deus, todos os homens são iguais. Foi esta ideia que levou os escravos romanos a lutar pela sua libertação, que em grande medida orientou os homens da revolução francesa, que inspirou as utopias socialistas, que - e esta não é uma ironia menor - constituiu a grande bandeira do próprio marxismo. Podemos mesmo dizer que, neste aspecto, o marxismo não é senão a religião colocada de cabeça para baixo: o Céu transposto para a Terra, Deus transformado em César, o Papa substituído pelo Secretário-Geral, os Evangelhos dando lugar ao Manifesto. Em ambos os casos, a mesma crença inquebrantável, a mesma fé que move montanhas.


A festa da Taça
por Edmundo Cordeiro

O Sporting, contra marés e marinheiros, mas também com a sorte que protege os campeões, acaba por ser o justo vencedor deste campeonato, campeonato que é, simbólica e efectivamente, o primeiro do dealbar do ano 2000. Cedo o vaticinei, quando muitos, esteados é certo num passado de 18 anos de reveses para os apaniguados das bandas de Alvalade, se recusaram a admiti-lo. Importa não esquecer que tudo isto é o fruto de um projecto bem estruturado que veio a ter o seu corolário numa caminhada decidida para o título, ainda que não isenta de sinuosidades, mormente no início de época, por parte de uma equipa esforçada e voluntariosa que soube por vezes arranjar forças onde faltava a técnica e, não menos importante, facturar quando as ocasiões se proporcionaram.


Entre a família e o doutoramento
por José Geraldes

Muitas causas contribuiram para a evolução familiar. A secularização do casamento e a dessacralização do vínculo matrimonial são as principais. Mas há que referir a influência da televisão em muitos comportamentos.
A família perdeu o monopólio da socialização dos jovens. Outras instituições meteram-se de permeio. E o aumento dos divórcios criou diferentes modelos de família. Mas, nos inquéritos de opinião, o valor-família permanece sempre como uma referência.


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda