.


 

Nona Semana do Cinema Europeu termina sem lotações esgotadas
"Falta cultura cinéfila na região"

POR RITA LOPES

Com um programa rico em filmes do velho continente, esta 9º Semana do Cinema Europeu, promovida pela delegação do INATEL da Covilhã, chegou ao fim com grande sucesso, apesar das dificuldades sentidas pela organização. A exibição decorreu entre os dias 19 e 25 deste mês, no Cine-Centro da cidade, estendendo-se ainda a Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fundão, Belmonte e Penamacor.

"Divulgar e promover o cinema europeu, fazendo esquecer as fitas comerciais, na sua maioria norte-americanas, e mostrar o outro lado do cinema", foi o grande objectivo do INATEL ao promover esta iniciativa. Contudo, não foi fácil fazê-lo. Segundo Luís Cassapo, coordenador da semana, "é muito difícil oferecer cinema europeu que não está habituado a ser visto por 99,9% da população". Mesmo assim, a semana foi bem conseguida, tendo tido adesão na ordem das 50 a 70 pessoas por sessão. Os filmes preferidos pelos espectadores foram, segundo o coordenador, os que tinham mais nome: "Tudo sobre a minha mãe" de Pedro Almodovar; "A nona porta" de Roman Polanski e "As cinzas de Ângela" de Alan Parker.
Procurando descentralizar o cinema e "acordar a região para a sétima arte", as exibições alargaram-se a outras salas dos concelhos vizinhos. Em todas elas, refere Luís Cassapo, "a semana foi bem acolhida, apesar de se verificar maior adesão no Cine-Centro da cidade". De salientar apenas "a ausência significativa dos universitários". Mas a organização reconhece que a altura não era a melhor, uma vez que decorria quase em simultâneo com a Semana Académica.
Contudo, o INATEL está satisfeito pelo que têm feito e pela forma como o têm conseguido. O coordenador diz que esse sucesso se deve também ao facto de ser a única organização nacional com âmbito europeu nesta área, e ainda ao facto de alargar a outras extensões e de favorecer acções paralelas. "A escola vai ao cinema" foi uma das acções realizadas no concelho da Covilhã e do Fundão, em colaboração com os estabelecimentos de ensino ciclo e secundário. "Pretendeu-se levar os alunos a ver cinema e a cultivarem-se nesta arte", afirma Luís Cassapo. Ainda na mesma semana funcionou no Teatro- Cine um atelier multimedia com algumas escolas, onde um orientador ajudou os alunos a pesquisar sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. No final, reuniram-se os dados recolhidos e compôs-se um filme que retrata a viagem e descoberta desse país irmão. Luís Cassapo refere que "o êxito deste projecto foi maior devido à comunicação directa com os alunos pois, ao contrário da maioria da população, eles precisam de estar informados e formados para esta realidade".

Remar contra a maré

Segundo Luís Cassapo, "existem muitas dúvidas, falta de leitura e ignorância acerca do cinema e, sobretudo acerca do bom cinema". "A população apenas está habituada a filmes comerciais e a um cinema mercantilista onde o que interessa é rentabilizar as fitas". Com uma visão totalmente oposta, o INATEL tem procurado melhorar este painel e, pelo menos uma vez por ano, cria condições para modificar estes ideais. Assim , numa região que o coordenador considera "pobre em estúdios adequados, salas com condições e pessoas formadas" o que se vive é uma falta enorme de cultura cinéfila que se deve, diz Luís Cassapo " à falta de interesse e de iniciativas de cinema nesta cidade". Deste modo, "continuar a remar contra a maré é importante", pois para o coordenador, "o continente europeu tem direito a ser destacado na sociedade. O nosso cinema tem tanta ou mais importância do que o americano, o que é preciso é divulgá-lo e dá-lo a conhecer".
Sem muito adiantar, Luís Cassapo garantiu ao Urbi que o INATEL irá promover em 2001 a 10ª semana. "Tem existido vontade por parte das autarquias com quem mantemos parcerias, sobretudo as das extensões do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco em continuarmos este projecto". O mesmo referiu que se houver comparticipação de mais entidades, talvez alarguem a iniciativa às cidades da Guarda e de Coimbra. O importante é, para o coordenador, "descentralizar e fazer coisas diferentes, mas sempre melhores".

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda