.


.

 


Manuel Serrão foi o convidado de honra para o lançamento da nova licenciatura da UBI


Nova licenciatura com lançamento oficial em Julho
Manuel Serrão
apadrinha lançamento
de Design Têxtil e de Vestuário

POR LÚCIA CAVALEIRO

O projecto já é antigo, data de1978. Mas só em Outubro deste ano é que a Universidade da Beira Interior inicia a licenciatura de Design Têxtil e de Vestuário. Um projecto apresentado em Julho num desfile de moda apadrinhado por Manuel Serrão.

Pela primeira vez a UBI faz o lançamento oficial de uma nova licenciatura. O anúncio e promoção do curso de Design Têxtil e de Vestuário ficará marcado por uma festa de moda no dia 20 de Julho. Para ajudar a organizar o evento a UBI convidou Manuel Serrão, representante da Associação de Jovens Empresários (ANJE). O convite foi aceite por Serrão, que se sente honrado por participar no lançamento de um curso que significa uma aposta muito forte da universidade na indústria têxtil. "É um motivo de grande satisfação porque acho que a criação de um curso destes nesta altura é uma mensagem de optmismo e de esperança no futuro da indústria têxtil, é uma mensagem que me é particularmente querida", explica o convidado.
O curso de Design Têxtil e de Vestuário pretende colmatar a necessidade de quadros qualificados e fomentar a aposta cada vez mais forte no design e na moda. A licenciatura vai permitir ainda responder às muitas encomendas que chegam a Portugal de produtores e distribuidores que continuam a procurar a indústria portuguesa e a qualidade do têxtil nacional. Depois desta iniciativa e com a cada vez maior tendência para a descentralização, talvez a Covilhã começe a fazer parte do roteiro da moda em Portugal.

Atraso justificado

Design Têxtil e do Vestuário foi o terceiro curso na lista de cursos propostos pela UBI aquando da conversão de Instituto Politécnico a Instituto Universitário. Vinte anos depois, avança. O atraso justifica-se pela política da universidade, que aposta prioritariamente num corpo docente qualificado e em infra-estruturas devidamente equipadas como caminho para a qualidade do ensino ministrado.
Para Santos Silva, reitor da instituição, a obtenção dos meios necessários é sempre mais demorada na área das artes. "Chegou agora o momento porque as indústrias têxtil e do vestuário em Portugal têm-se transformado radicalmente nos últimos anos e a formação que estamos a dar na UBI ao nível da Engenharia Têxtil não cobria a parte da criação de novos produtos. Pensamos ser agora a altura mais oportuna para lançar esta licenciatura uma vez que reunimos os meios humanos qualificados e os meios materiais que nos permitem assegurar a qualidade desejável para o curso", adianta.

Potenciais candidatos

O curso de Design Têxtil e de Vestuário, à semelhança das restantes licenciaturas na área das artes, abrirá apenas cerca de 30 vagas. Apesar de haver falta de alunos no curso de Engenharia Têxtil, a UBI certificou-se que o mesmo não iria acontecer na nova licenciatura. Assim, elaborou um estudo que revelou condições favoráveis ao lançamento do curso, apurando que muitos alunos do ensino secundário se interessam pela área de design têxtil, além de haver uma grande procura do mercado que normalmente tem que recorrer a criadores externos. "O novo curso não tem nada a ver com Engenharia Têxtil nem a vai pôr em causa pois a engenharia continua a ser necessária para a parte da produção", explica Santos Silva, "apesar de serem distintos, este curso vem complementar a formação na área do têxtil na UBI. Hoje os têxteis não são só a produção, mas também a parte da concepção e do comércio e Portugal tem que ir por essa via", conclui.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda