.



Edição nº 18 - 6 a 12 Junho 2000


A convite da Associação Cultural
Zenilda Gusmão na Covilhã

A filha de Xanana testemunhou a solidariedade dos covilhanenses e descerrou a placa que assinala a rua de Timor. Um conjunto de iniciativas que anunciam o bom caminho do processo de geminação entre a Covilhã e a aldeia natal do líder dos timorenses, Laleia.

Associação de deficientes no Fundão é exemplo humanitário
Escola de afectos

A APPACDM do Fundão é uma escola diferente por natureza. Todos os dias acolhe incondicionalmente crianças, jovens e adultos a quem a natureza não brindou com as melhores qualidades. Numa família que tem dificuldade em ajudar ao seu desenvolvimento, e numa sociedade que os tenta esconder, a escola tornou-se o único meio de afecto. Professores e empregados que dão o máximo de si em tudo aquilo que fazem por estas pessoas.

Crianças e computadores
Geração tecnológica

Falam de sites, de e-mails, de Power Point e de Internet sem sequer gaguejarem. É toda uma nova geração nascida na era tecnológica. Para assinalar o Dia Mundial da Criança, fomos conhecer alguns dos futuros "génios" da informática.


Dia Mundial da Criança na Covilhã
"Um dia para comemorar e para continuar"

Mil crianças e cem professores das escolas do 1º ciclo do concelho da Covilhã comemoraram, mais um Dia Mundial da Criança, desta vez revivendo o tempo dos nossos avós. O campo de futebol Estrelas do Zêzere, da Boidobra, foi o local escolhido pela organização para reunir os protagonistas desta festa, que durante todo o dia 1 se sentiram como poucos no mundo. Muita alegria, liberdade, vencedores, vencidos, e alguns arranhões foram os ingredientes desta iniciativa que pelo "óptimo resultado", se pretende continuar.

Ribeiras da Carpinteira e da Degoldra pedem soluções urgentes
Empresas têxteis pretendem construir ETAR´s

A poluição das ribeiras da Degoldra e Carpinteira não passa despercebida a quem por ali passa. Muito menos a quem vive por perto. Quem mora "paredes meias" queixa-se, sobretudo, do cheiro nauseabundo. As duas ribeiras que atravessam a Covilhã transformaram-se em esgotos a céu aberto. A população lamenta o esquecimento a que foram votadas. Para resolver o problema, as indústrias começam a construir as suas ETAR's.

Por melhores salários e condições de trabalho
Sindicatos promovem
acção pública no pelourinho

Centro Hospitalar da Cova da Beira
Rastreio gratuito do cancro de pele



.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda