.


 

Folclore e etnografia
"Florália 2000" na cidade

POR SUSANA FREITAS

Despertar a população para a cultura tradicional foi o objectivo do espectáculo realizado na passada quinta-feira, no Cine Centro da Covilhã. O trabalho dos campos mereceu o principal destaque deste programa, procurando reavivar a tradição muitas vezes esquecida. Porque relembrar é necessário.

O espectáculo começou por volta das 21h30, quando subiu ao palco a Orquestra Juvenil da Associação Cultural Desportiva Paulense. Depois, e pela noite dentro, actuaram as Adufeiras de Penha Garcia e o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paúl.
Além das danças, os grupos representaram um papel teatral em vários momentos, enaltecendo a tradição dos campos. Segundo Henrique Rabaço, coordenador cultural, " o objectivo foi escolher grupos que já fossem conhecidos por nós e que nos deram realmente provas do seu trabalho". Acrescenta ainda:"A Covilhã tem vindo a desenvolver um bom trabalho a nível de folclore e etnografia e não podemos esquecer a relação próxima que existe entre estas duas vertentes e toda a Beira Interior".
A "Florália" é um espectáculo que vem na sequência de todo um projecto desenvolvido pela INATEL, desde a Expo 98. Criar novas formas de divulgação da cultura tradicional é o principal ponto a ter presente. Segundo o coordenador, "os grupos estão habituados às danças e existem muitas outras vertentes que são esquecidas. É precisamente isto que se procura evitar, valorizando e incentivando o louvor pela terra e por toda a tradição. As cerimónias camponesas não estão ligadas ao repouso, sempre foram e sempre serão um complemento do trabalho".
"A adesão foi boa" - sublinha Henrique Rabaço, acrescentando: "Espero que no futuro este projecto possa ser visto e reconhecido a nível internacional, não esquecendo contudo as suas raízes em Portugal".
A Covilhã foi um dos pontos escolhidos para o evento. Contudo, outros são os locais onde ele irá desembocar ao longo do mês. Portalegre acolheu esta iniciativa no passado dia 3. Por outro lado, na cidade de Faro irão actuar no dia 6 e na Costa da Caparica, no dia 11. Segundo o responsável, " todas estas regiões têm ou já tiveram relações fortes com a terra e assim talvez seja bom para as pessoas não apenas contemplar, no papel de espectadores, mas também relembrar o passado".
Sendo promovido pelos serviços centrais do INATEL e pela sua delegação na Covilhã, este evento contou ainda com diversos apoios autárquicos, nomeadamente no que diz respeito aos aspectos logísticos da organização.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda