.


 

Em Lisboa
Teatr'UBI Fatal

POR CRISTINA MENDES

O Teatr'ubi marca presença na segunda edição do Festival Anual de Teatro da Academia de Lisboa, FATAL 2000. Com Hamlet, uma das suas últimas produções, o grupo sobe ao palco do Teatro da Trindade no próximo dia 17.

No segundo ano da edição do FATAL, o Teatr'ubi deixa de ser espectador e passa a integrar o programa do festival de teatro a convite da organização, a reitoria da Universidade de Lisboa e Sasul. Um convite aceite de imediato pelo grupo de teatro da Universidade da Beira Interior. "Estivemos presentes o ano passado como espectadores e este ano convidaram-nos para participar e nós aceitamos sem hesitar", conta Maria do Carmo Teixeira, porta-voz do Teatr'ubi.
O trabalho constante e regular do grupo, acentuado nestes últimos anos, bem como a realização de festivais de teatro universitário, são factores chave que contribuem para a sua crescente divulgação junto do meio teatral universitário. "Este convite vem, talvez, na sequência da grande actividade que temos tido e da qualidade que os nossos espectáculos apresentam", explica Maria do Carmo.
Isabel Bruxo, responsável pela organização, conheceu o Teatr'ubi pela mão dos grupos de teatro universitário de Lisboa, junto dos quais realizou um levantamento de dados sobre os grupos de teatro universitários nacionais. Apesar de desconhecer ainda o trabalho realizado, esta responsável, pelas informações recolhidas, acredita que "o grupo é muito empenhado e com uma boa organização". Entre os membros do Teatr'ubi a ida à capital é "um reconhecimento do trabalho realizado", garante Carmo Teixeira.

Trindade é palco universitário

Durante 18 dias o Teatro da Trindade está consagrado à actividade teatral universitária. Os grupos de teatro são, na sua maioria, das Universidades e Institutos Superiores de Lisboa mas, além da Beira Interior com o Teatr'ubi, as Universidades de Aveiro, Évora e Porto também marcam presença. O Teatro Maricastaña, de Vigo é a única presença estrangeira.
Depois do êxito da primeira edição, o Fatal entra numa fase mais abrangente, "pretendemos dar ao festival outra dimensão e convidamos algumas universidades a nível nacional para dar a conhecer o teatro universitário", diz Isabel Bruxo. No entanto , o princípio presente à organização permanece inalterável, " dar oportunidade aos grupos para divulgarem o seu trabalho e, simultaneamente, funcionar como um estímulo".
A organização está confiante da importância do evento e Isabel Bruxo garante "o festival é importante para fazer o ponto da situação em relação ao teatro universitário".

Subsídio anima futuro

A Câmara da Covilhã aprovou por unanimidade a atribuição de um subsídio ao Teatr'Ubi. A verba destina-se à organização do IV Festival de Teatro Universitário realizado pelo grupo em Março. Apesar de garantir que desde o início a organização sentiu sempre o apoio logístico da autarquia, com a cedência do espaço do Teatro-Cine, Maria do Carmo lamenta "o facto de o subsídio ter sido atribuído tão tarde".
O trabalho válido realizado pelo grupo e o crescente envolvimento deste com o meio justificam a verba dispendida. Mas como mais vale tarde que nunca, o dinheiro, ainda por entregar, já tem destino traçado. O investimento vai incidir na aquisição de material técnico, como projectores, uma das lacunas do grupo que os torna dependente de outros grupos ou companhias com material próprio. "O que nos condiciona muito nas nossas saídas", explica Maria do Carmo.
As despesas do grupo são muitas, "temos de contratar um novo encenador e montar peças, para além das despesas mensais que temos que pagar"diz Carmo Teixeira, mas o saldo do grupo fica, por agora, positivo.

 

 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda