Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto



 

Cinema King apresenta
Trier por inteiro

POR PEDRO HOMERO

A Medeia Filmes apresenta ao público português uma oportunidade rara: a filmografia completa (longas metragens) de um dos mais aclamados realizadores europeus da actualidade, o dinamarquês Lars von Trier. As obras serão apresentadas em várias cidades do país, começando por Lisboa. O ciclo chama-se Lars von Trier integral e decorre no cinema King, de 16 de Junho a 27 de Julho.

Lars Trier (o von foi acrescentado pelos colegas do curso de cinema) começou cedo o seu trabalho cinematográfico. Para além das experiências pré e intra-universitárias, von Trier cedo se notabilizou como um nome a ter em conta. A sua primeira curta-metragem oficial, 'Nocturne', revela desde logo um sentido plástico e um domínio da cor e da textura da imagem que caracteriza toda a sua obra. As primeiras longas metragens, 'O Elemento do Crime' (1982) e 'Epidemia' (1984) contêm já a força e a determinação de um autor que sabe especificamente aquilo que pretende mostrar e como o fazer. N'O Elemento do Crime, o universo de von Trier é criado de raiz, tanto a níveis meteorológicos e geográficos, como também a nível psicológico e social: as relações entre as personagens decorrem da relação estreita entre elas e o meio, e nisso vai centrar o realizador a consistência da sua obra. Posteriormente, e através de um fundo do Dansk Film Institut, von Trier consegue passar para película a sua série de televisão 'Riget', O Reino, que passou entre nós em cinema, inclusive na Covilhã. Neste filme de 4 horas (compacto de série de televisão) solidifica-se a criação do universo atrás referido ao ponto de a própria fotografia do filme ser facilmente reconhecida como a 'cor à Lars von Trier' - um mundo amarelo torrado, com uma atmosfera insalubre, onde os miasmas da superstição fazem ruir os alicerces da racionalidade num hospital dinamarquês. A sequela (isto é, os 4 episódios seguintes, gravados em 1997) completam a história do hospital e das suas personagens.

Planeta Europa

O eurocepticismo deste realizador Dinamarquês está presente desde O Elemento do Crime, thriller psicológico onde a Europa é tida como um só país, mas apresenta-se plenamente no filme com esse mesmo nome, Europa, de uma forma singular. A personagem principal, um jovem americano nascido na Alemanha, retorna à terra natal para ajudar à sua reconstrução do pós-guerra, acabando por se embrenhar numa epifânia simultaneamente individual (em que se conhece a si próprio) e colectiva, de um estado/nação/continente à deriva. A consciência de ser europeu acaba também por ser analisada, se bem que não constitua o fulcro, nas suas obras posteriores.

A câmara às costas

Von Trier redescobre a criação cinematográfica, e fá-lo como se pertencesse a uma 'nova-nova-vaga' que redefine regras e reduz as possibilidades de modo a ir mais longe com menos meios. Após o belíssimo Ondas de Paixão, Grande Prémio do Júri em Cannes 96, que fez render quase todas as vozes discordantes, von Trier procura, com o seu amigo Thomas Vintenberg, a redefinição atrás referida, uma tábua de lei que condicione a criação da obra, tornando-a mais pura e verdadeira. Nasce assim o Dogma 95, um conjunto de regras e uma corrente cinematográfica que, através de limitações técnicas rigorosas (até ascetas, dir-se-ia), faz recair novamente a tónica naquilo que se passa à nossa frente, na tela do écran, e não no modo como se modifica essas imagens e sons recolhidos.
Os Idiotas, o 2º filme a receber o Certificado do Dogma 95 (o primeiro é A Festa, de Thomas Vintenberg), leva o espectador a situações limite, quase que de modo documental, mas com uma violência muito maior, revelando-se a falta de efeitos especiais e de adereços apenas a face visível desta hiperrealidade consumada no filme. A acompanhar este ciclo poder-se-á assistir também ao documentário 'O Humilhado', de Jesper Jargil, filmado durante a rodagem d'Os Idiotas e que, de acordo com a informação da Medeia Filmes, revela facetas desconhecidas deste realizador.

                                                                           PROGRAMA

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]